Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim do VI Congresso do MST – #3

quarta-feira 12 fevereiro 2014 - Filed under Boletins

PAINEL 2014_ com borda_banner

Boletim do VI Congresso do MST – #3 – 12 de fevereiro de 2014

Sem Terra param Brasília em luta pela Reforma Agrária Popular

A esplanada dos ministérios foi tomada de vermelho na tarde de hoje. Os cerca de 16 mil camponeses que participam do VI Congresso do MST marcharam os 9 km de ida e volta que separam o ginásio Nílson Nelson e a praça dos três poderes.

A manifestação pacífica teve como objetivo principal denunciar a paralisia da Reforma Agrária. “A Reforma Agrária no Brasil é uma vergonha. No último ano, foram assentadas sete mil famílias, sendo que só o MST possui 90 mil famílias debaixo da lona preta. No total, são 150 mil famílias acampadas no Brasil, muitas delas há mais de 10 anos.

Estamos aqui para denunciar que não estamos satisfeitos, e pedimos Reforma Agrária Popular já. Enquanto Dilma não atende os Sem Terra, dá dinheiro de mão beijada para o agronegócio e a Fifa. ”, afirmou Kelli Marfort, do setor de Gênero do MST.

Leia mais…

Crianças do MST ocupam Ministério da Educação por escolas do campo

Foto: Joana TavaresCerca de 750 Sem Terrinha e professores das áreas rurais ocupam na manhã desta quarta-feira (12/02) o Ministério da Educação (MEC), em Brasília. As crianças saíram em marcha do Ginásio Nilson Nelson, onde acontece o VI Congresso do MST, e permanecerão no Ministério até às 12h.

“Viemos aqui para denunciar à sociedade e ao governo o descaso com a educação. Nossa intenção não é sentar com o ministro, não viemos pedir, viemos denunciar”, afirma Márcia Mara Ramos, que integra o setor de educação do MST.

O MST denuncia o fechamento de 37 mil escolas no campo nos últimos 12 anos, a ausência de uma política de erradicação do analfabetismo e a desvalorização dos profissionais da educação. As crianças produziram uma carta-manifesto, que será lida no Ministério.

Leia mais…

Sem Terrinha em comemoração dupla na Ciranda Infantil Paulo Freire

Dando seguimento à vasta programação da Ciranda Infantil Paulo Freire, no VI Congresso Nacional do MST, ontem foi dia de comemoração em dose dupla dos Sem Terrinha. Bolo, “parabéns a você” e muita animação lembraram os 30 anos do MST e marcaram o lançamento do CD Plantando Cirandas 3.

Segundo Márcia Ramos, uma das coordenadoras da Ciranda Paulo Freire, “esse CD é uma produção coletiva das crianças Sem Terrinha, que construíram as letras em diversos processos nos acampamentos e assentamentos do MST nas cinco regiões do Brasil”.

Os ritmos variam do xote, samba até a folia de reis, escolhidos a partir da realidade das crianças que participaram dessa construção.

Leia mais…

Reforma Agrária Popular é o povo que vai fazer!

2014-02-12  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim do VI Congresso do MST – #3







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>