Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 23 fevereiro 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim14

Boletim do MST RIO — Nº 14 — De 22/02 a 08/03/2011

Companheir@s,
Chegamos a 14a edição do Boletim do MST Rio com a marca de 1000 assinantes. Ficamos muito contentes com o resultado, e com o crescente interesse que o boletim vem despertando, seja pelo número de visitas, pelo número de novos assinantes ou pelos comentários que recebemos.

No entanto, acreditamos que esses números podem ser ainda maiores. Além de manter a militância e os amigos informados sobre os acontecimentos do MST no estado do Rio de Janeiro, o Boletim também quer ser instrumento de divulgação positiva do nosso movimento. Num momento em que a grande mídia se posiciona radicalmente contra os movimentos sociais, e em especial contra o MST, temos que usar todas as nossas armas para contra atacar. E nós vemos este boletim como uma destas armas.

Por isso, gostaríamos de fazer dois pedidos aos leitores: primeiro, que divulguem o Boletim, passem adiante para quem gosta e para quem não gosta do MST. Em segundo lugar, pedimos que façam comentários, sugestões, pedidos, críticas, e tudo mais que nos ajude a tornar esse boletim um instrumento de informação a favor do movimento. Essas contribuições podem ser feitas de duas maneiras: pelo email boletimmstrj@gmail.com, ou comentando os artigos no site do boletim: www.renajorp.net/mstrio. Ao clicar no link “Leia mais” em cada matéria, é possível enviar comentários para o boletim.

Muito obrigado,
Equipe do Boletim MST Rio.

Notícias do MST Rio

Manifestação por transporte escolar na Secretaria de Educação de Macaé

Macae - Manifestacao por transporte escolarMilitantes do MST  já estão em frente à Secretaria de Educação de Macaé, onde farão manifestação para cobrar a garantia do transporte escolar para estudantes da Região Serrana de Macaé. Desde o fim do ano letivo passado, a coordenação do MST em Macaé conseguiu as matrículas para que as crianças que vivem no acampamento Oswaldo de Oliveira, às margens da BR-101, próximo ao trevo de Macaé, pudessem estudar em 2011.

Tendo garantidas as matrículas, na primeira semana letiva desse ano a notícia recebida não foi animadora. Os alunos não poderão ir à escola por falta de transporte escolar. As diretoras das escolas em Córrego do Ouro, onde estão matriculadas as crianças, informaram que o impasse se deve ao não pagamento da prefeitura às kombis que prestam serviço ao município. Os donos das kombis se negam a iniciar o trabalho enquanto não receberem os atrasados do ano letivo passado.

Leia mais…

Caravana do Rio de Janeiro visita Escola Nacional Florestan Fernandes

Caravana do Rio de Janeiro visita Escola Nacional Florestan Fernande12No último dia 05 de fevereiro, o MST/RJ organizou uma visita à Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema, São Paulo. O grupo era formado por 22 alunos do CEASM – Pré Vestibular Comunitário da Maré, 12 componentes da Casa da América Latina, um integrante do NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação – o rapper Fiell, da comunidade do morro Santa Marta, dois moradores da comunidade do morro do Cantagalo, dois representantes da ACJM/ RJ – Associação Cultural José Martí e professores da Rede Pública (universidades e escolas), além de reprensentantes da Consulta Popular e da Andes.

Ressalte-se que desde outubro de 2010 os alunos do CEASM se empenharam para obter recursos para a visita, sendo incansáveis para realizar seu objetivo de conhecer a Escola Nacional, da qual tomaram conhecimento através de um encontro, na Maré, com integrantes do MST/RJ. A partir daí, envidaram todos os esforços e, enfim, realizavam nesse dia a esperada visita.

Leia mais…

Notícias do Rio

Ato contra a TKCSA nesta sexta

FORA TKCSAMoradores de Santa Cruz e pescadores da Baía de Sepetiba convidam para o Ato contra a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), que está destruindo a Baía de Sepetiba.

Data: 25 de fevereiro – sexta-feira
Hora: 10h00
Local: em frente à Secretaria Estadual de Ambiente (SEA) e ao Instituto Estadual de Ambiente (INEA) – Avenida Venezuela, 110

Não deixe que a TKCSA ganhe a Licença Definitiva de Operação!

Leia mais…

Desabrigados de Niterói: dez meses depois quase nada mudou

Desabrigados de NiteroiA propagandeada imagem de Niterói como melhor cidade em qualidade de vida do estado do Rio de Janeiro e a 4ª do Brasil desmoronou junto com a tragédia das chuvas de abril de 2010. Dezenas de favelas foram devastadas pela força das chuvas, deixando um rastro de destruição e mortes. O desastre do Morro do Bumba rompeu com a relativa invisibilidade das demandas populares na cidade, que sairam da periferia e vieram para o centro do debate político. A tragédia de abril fez a população olhar retrospectivamente a história recente de Niterói com certo pessimismo. De repente, notou-se que à margem dos monumentos de Niemeyer ergueu-se um exponencial déficit social.

Em nenhum momento da história de Niterói, estiveram tão expostos os problemas da cidade. Além das milhares de pessoas que embora desabrigadas não conseguiram receber o aluguel social, aquelas que foram contempladas ficam por meses desamparadas devido os constantes atrasos no pagamento. Ocorre que o aluguel social é distribuído em quantidade insuficiente (algo em torno de 3.000 benefícios), em data irregular e com constante atraso, de forma a tornar impraticável a manutenção dos contratos de locação de imóvel. Não raro nos deparamos com situações de despejo em razão da inconstância do aluguel social, obrigando que famílias voltem a tentar se socorrer em abrigo público, pleito que desgraçadamente não é atendido pela Secretaria de Assistência Social do município.

Leia mais…

Notícias do Brasil

Termina a quinta edição do EIVI Bahia

Estagiarios trabalhando“A cabeça pensa onde os pés pisam.” É com esta frase de Paulo Freire que os participantes do V Estágio Interdisciplinar de Vivência e Intervenção iniciaram a jornada de 18 dias pelos caminhos da luta pela reforma agrária na Bahia. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias (NEPPA), o V EIVI contou com a participação de 83 pessoas, entre estudantes universitários e profissionais, vindos de 7 estados do Brasil.

O estágio é uma oportunidade de refazer a formação política-ideológica dos estagiários, aprendendo na luta com os trabalhadores e trabalhadoras rurais como se dá a luta pela reforma agrária no Brasil. Nas palavras de Elisa Brazil, carioca que participou do estágio, o EIVI “foi uma experiência dura, maravilhosa e inesquecível. O início de uma transformação pessoal entendendo que essa se faz necessária para contribuir e fortalecer a nossa luta, da classe trabalhadora, em busca de uma sociedade livre e igualitária”.

Leia mais…

Notícias Internacionais e da Via Campesina

O internacionalismo e a brigada do MST na Bolívia

BoliviaEm 2010, mais uma brigada internacionalista deixa o Brasil, desta vez para vivenciar a realidade das terras indígenas bolivianas. A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul, onde mais de 50% da sua população vive no campo e 65% é indígena. Na última década, o povo boliviano, liderados pelos movimentos indígenas camponeses, se cansou dessa histórica condição de pobreza e opressão declarando guerra aos resquícios coloniais e ao neoliberalismo. Inauguraram uma nova Bolívia, agora dirigida pelos indígenas, camponeses e pobres. Inicia-se o chamado processo de cambio boliviano.

O objetivo da brigada é contribuir para o fortalecimento dos movimentos camponeses bolivianos a partir do intercambio de experiências. A brigada iniciou os trabalhos em agosto de 2010 com quatro pessoas, que durante cinco meses percorreram o país para conhecer a geografia, a cultura, as organizações, a política e a história da Bolívia.

Leia mais…
Artigos

Aos que partirão

Já não ha mais fogo na lareira,
os pássaros não cantam mais por aqui, suas palavras!
Agora é só calmaria. Os amigos de fogo todos já foram dormir
as cartas parecem todas arranhadas como fosse marcas do passado
que não finda ao por do sól.
As mossas as belas moças! Seus lenços coloridos! Foram tomados a força?
Agora não querem retornar mais à suas casas? as castas do lar!
Seus corpos queimam como as outras da fábrica? Ou das fogueiras?
O velho ancião veio buscar teu filho que agora retorna a casa donde nunca
saiu.
As paredes são vermelhas em tijolos de pó, vieram arrastar as lonas pretas,
fingir!
Serem amantes, alguns se apegaram em seu corpo de pó, apenas poucos
empilhados
a implorar seus pedaços podres
As noites sem luar e os amores a ensaiar sem rima nem ritmo as flores
que restam no jardim da morte, ainda pulsa o corpo os órgãos a se agitar
paredes de pó rondam com tuas sobras para se agarrar!

Paulo Albuquerque MST-SP

Leia mais…

A estrangeirização da propriedade fundiária no Brasil

Estamos assistindo nos últimos tempos a um crescimento do interesse e busca por terras em todo o mundo, especialmente em razão da demanda por alimentos, agroenergias e matérias primas. Segundo recente estudo do Banco Mundial, de 2010, a demanda mundial por terras tem sido enorme, especialmente a partir de 2008, tornando a “disputa territorial” um fenômeno global. A transferência de terras agricultáveis (ou terras cultivadas) era da ordem de quatro milhões de hectares por ano antes de 2008. Só entre outubro de 2008 e agosto de 2009, foram comercializados mais de 45 milhões de hectares, sendo que 75% destes na África e outros 3,6 milhões de hectares no Brasil e Argentina, impulsionando aquilo que se convencionou chamar, na expressão em inglês, de “land grabbing”.

Leia mais…

Dicas Várias

Agenda do MST 2011

agendaA Agenda do MST 2011 busca resgatar e valorizar as experiências e práticas de solidariedade que nos permitiram sobreviver à ofensiva das forças imperialistas, nos fortaleceram nas lutas, evidenciaram a multiplicidade de nossas capacidades e nos proporcionaram conquistas e vitórias que resultaram em condições mais dignas de vida, nos tornaram mais humanos e solidários.

O tema da agenda é a Solidariedade dos Povos, que aparece nas áreas da educação, saúde, cultura, nas lutas populares, na aliança campo e cidade, enfim, em todas as frentes de luta contra opressão capitalista.

A agenda custa R$15 e pode ser obtida no escritório do MST: R. Pedro I, 7/803 – Tel.: 2240 8496, ou pelo site: http://www.mst.org.br/loja/agenda-do-mst-2011.

Publicações

Expediente

Boletim MST Rio

2011-02-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>