Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 23 março 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim16
Boletim do MST RIO — Nº 16 — De 23/03 a 05/04/2011

Notícias do MST Rio

Escola de Serviço Social da UFRJ recebe os estudantes do MST

ServiçoSocialMSTNo último dia 15 de março, a Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ) deu as boas vindas aos seus mais novos alunos: 60 militantes do MST e de outros movimentos sociais do campo, matriculados na turma especial para assentados da reforma agrária. O curso, viabilizado pelo PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), finalmente se inicia, fruto da articulação entre MST, INCRA (executor do PRONERA) e ESS/UFRJ.

Os alunos, vindos de 20 estados do Brasil, terão cinco anos de curso em regime de alternância, ficando 8 semanas em aulas, e 3 meses em suas atividades normais. Esta não é a primeira vez que a ESS/UFRJ é pioneira em ampliar o acesso à ainda elitizada UFRJ: o Serviço Social foi o primeiro curso da universidade a ter uma turma no período noturno, possibilitando a participação efetiva de trabalhadores neste espaço. Veja o depoimento de Marina Santos, uma das alunas do curso.

Leia mais…

Impactos do agronegócio: MST recebe visita de técnicos norte-americanos

No dia 18 de março no Sindipetro-RJ, o MST recebeu a visita de 20 pessoas dos Estados Unidos entre pesquisadores, professores, agricultores e técnicos de Ong´s, coordenados por Carlos Aguilar do Ibase.

A perspectiva dos Norte Americanos foi de conhecer melhor o modelo do agronegócio em especial a produção do Etanol no Brasil e suas influências na agricultura camponesa.

Leia mais
Notícias do Rio

Ato pelo Direito à Cidade, pela Democracia e Justiça Urbanas

ato25demarço

Obama não veio a passeio

foraobama1
Obama não veio a passeio. Não veio comer baião de dois com carne de sol, não veio assistir capoeira na Cidade de Deus. Definitivamente, não.

Movimento sociais, partidos políticos e organizações de esquerda mostraram ao todo poderoso Barak Obama que sabem bem o que ele veio fazer aqui. “Tire as garras do pré-sal”, “Fora Obama, o pré-sal é nosso” e “Não à entrega do pré-sal, Obama go home” foram algumas das faixas que puderam ser lidas no ato realizado no último domingo (20/03), antes de seu discurso no Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia.

Leia mais…

Reunião de Pré-Lançamento da Frente Estadual de Combate à Violência Contra Mulher

Foto Luta Violência contra MulherNo dia 22/03 foi realizado o pré-lançamento da Frente Estadual de Combate à Violência Contra Mulher. O evento, realizado no SEPE-RJ, contou com a presença de cerca de 30 mulheres de diversas organizações que lutam pelos direitos feministas.

Esta iniciativa faz parte de um longo processo que se iniciou no ano passado, no dia da luta contra violência à mulher (25/11). Na organização do 08 de março de 2011, a ideia da Frente Estadual foi retomada com força, resultando na realização deste pré-lançamento.

Leia mais…
Notícias Internacionais e da Via Campesina

Lançamento da Campanha Nacional da Via Campesina contra os Agrotóxicos e pela Vida

Luta Contra AgrotóxicosA Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida será lançada no próximo dia 07 de Abril, em diversos estados do país. A iniciativa surgiu no Seminário contra o Uso dos Agrotóxicos, organizado pela Via Campesina em parceria com a Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, realizado em setembro de 2010, na ENFF.

Estão sendo esperadas atividades como atos públicos, audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília, debates nas Universidades e atividades de agitação e propaganda na sociedade.

A proposta é que a Campanha se torne permanente. A partir dela, devem ser construídos comitês estaduais com representação de diversas organizações, para fazer o debate e a luta contra os agrotóxicos. Luta essa que envolve a luta por um outro modelo de produção e do campo, pelo direito à alimentação e à saúde da população.

Leia mais…
Expediente

Boletim MST Rio

2011-03-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>