Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 6 abril 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim17
Boletim do MST RIO — Nº 17 — De 06 a 19/04/2011

Notícias do MST Rio

MST receberá medalha Tiradentes

Caros Amigos/as, parceiros de luta,

O MST receberá no dia 14 de abril, mês que realizamos nossas lutas pela Reforma Agrária em Lembrança aos 15 anos de Massacre Eldorado dos Carajás, a Medalha Tiradentes, pelo Deputado Paulo Ramos, em memória aos 25 anos de lutas e resistências do movimento.

Sabemos que no processo de criminalização aos movimentos sociais este ato se torna uma ação importante e precisamos compartilhar com cada amigo/a;

Será no dia 14 de abril as 10 h. no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na ALERJ. Em seguida, faremos um ato pela Reforma Agrária e Contra os Agrotóxicos, às 12:00, na escadaria da ALERJ.

Contamos com todos/as

Abraços,

Movimento Sem Terra-RJ

Leia mais…

Notícias do Rio

Ato pelo Direito à Moradia reúne militantes, políticos e vítimas de remoção

moradia2O Ato pelo Direito à Cidade, pela Democracia e Justiça Urbanas, realizado na sexta-feira de 25 de março, teve como objetivo denunciar à população um fato grave que ocorre hoje no Rio: o processo sistemático de remoções sofridas moradores pobres do município da cidade. A mídia vem ignorando o fato de forma escancarada, de modo que o protesto é o que resta aos envolvidos.

Manifestantes denunciaram o verdadeiro motivo por trás das remoções: o interesse do município e do estado em promover empreendimentos nas áreas de remoção e por uma “limpeza” na imagem da cidade devido aos grandes eventos que serão sediados na capital fluminense, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Leia mais…

Movimentos se encontram na Universidade para a II Feira de Todas as Lutas

feira de todas as lutasNo último dia 30 de março aconteceu no IFCS/UFRJ a 2a edição da Feira de Todas as Lutas. Organizada pelos Centros Acadêmicos de História (CAMMA) e de Ciências Sociais (CACS), da UFRJ, em conjunto com a Rádio Pulga, a feira tornou-se um ponto de encontro entre a universidade e os movimentos sociais.

Nesta edição, além de trazer produtos de assentamentos rurais do MST, a feira também ofereceu ao público produtos de cooperativas urbanas (Faísca, Roça/Maré, e da ocupação Flor do Asfalto) e materais de formação política do Movimento dos Trabalhadores Desempregados pela Base. Participaram ainda da feira a Rádio Pulga, o sebo do CACS e o coletivo URRAH.

Leia mais…

ATO NO DIA 07 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE

saudenaoemercadoriaA saúde é um grande atrativo para o setor privado, que busca no público uma forma de ganhar mais lucro. E temos visto acontecendo na saúde, a cada dia, maneiras sutis de entregar a gestão à iniciativa privada. Umas delas é a entrega às Organizações Sociais (OSs) – entidades “sem fins lucrativos” – que atuam em áreas de interesse público. Esse projeto de privatização do SUS é de concepção neoliberal, que aposta no mercado como regulador social e reduz o papel do estado.

Diante dessa ameaça a saúde convidamos todos para:

Ato no dia Mundial da Sáude – 07 de abril quinta feira
Concentração a partir das 11 horas na Associação Brasileria de Imprensa ( ABI)
Na Rua Araújo Porto Alegre, 71 próximo a Cinelândia

Leia mais…

Começa o curso de Formação Política na ESS/UFRJ

formacaopolitica-ESS-UFRJNo último dia 02 de abril, teve início o curso de Formação Política, na Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Este curso é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Cidadania da Praia Vermelha, em parceria com outras unidades e institutos, tendo como objetivo promover e (re) afirmar a função social da universidade. A perspectiva é de socializar o conhecimento àqueles que não tiveram e não têm acesso à universidade através do mecanismo formal de seleção, oferecendo uma visão histórica sintética da natureza dos regimes e formas políticas e do alcance da participação cívica.

Leia mais…

23ª medalha Chico Mendes de Resistência

O Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro homenageou, pela 23ª vez, com a Medalha Chico Mendes de Resistência, aqueles que lutam pelos direitos humanos, e pessoas e entidades que têm se destacado nas lutas de resistência em nosso país e no exterior.

A Cerimônia ocorreu no dia 01 de abril as 18h, na OAB/RJ, com a presença de diversos militantes e organizações da esquerda assim como familiares dos premiados. Foi um momento de muita mística para nossa prática militante.

Leia mais…

Ato em Defesa da Educação Pública

No dia 31 de março, Dia Estadual de Luta em Defesa da Educação Pública, milhares de professores, funcionários e estudantes das escolas do Estado e do município do Rio e das universidades realizaram manifestação em defesa da educação Pública. Os manifestantes denunciaram o descaso dos governos com a Educação. Numa só voz, exigiram 10% do PIB para a Educação.

Leia mais…

Notícias do Brasil

Lançamento da Campanha Contra os Agrotóxicos

campanha-agrotoxicosnaoNo dia 07 de abril de 2011 será realizado o lançamento nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. Para tanto, estão previstos em muitos estados atividades durante esta semana. Debates, atos, audiências públicas, seminários, e agitação e propaganda com sociedade serão realizados com o objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados pelo uso de venenos.

No estado do Rio de Janeiro, será realizado um debate sobre o tema no dia 06/04, às 19 h, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no salão Azul – Auditório do 3º andar do P1 (prédio principal da universidade). A Campanha estará também no Ato do Fórum Estadual de Saúde, dia 07/04 às 11h, em frente à ABI. No dia 14/04, será realizado um grande ato pela Reforma Agrária e Contra os Agrotóxicos, em frente à ALERJ, às 12 h.

Leia mais…

Eldorado dos Carajás, 15 anos depois, continuamos a nos perguntar até quando?

Oziel,
Sentimos sua falta, são quinze anos, sem sua presença, sem te ver comandando assembléias, sem ver seus gritos de ordem, sua animação nos momentos mais tensos, sua dedicação aos estudos.

Assumimos um compromisso com a memória dos companheiros que tombaram no Massacre de Eldorado dos Carajás, todos os anos no mês de abril, promovemos jornadas de luta pela Reforma Agrária. É uma forma de vingar o assassinato de vocês e ao mesmo tempo de ressuscitá-los. Sentimos sua presença a cada grito de “Viva o MST” que ouvimos e bradamos nas ocupações de terras, cada vez que plantamos uma árvore, que cortamos uma cerca, que cantamos nosso hino, a todo o momento que fazemos viva a luta do povo, em todos esses momentos te fazemos vivo.

Leia mais…

Notícias Internacionais e da Via Campesina

RIO+20: do Desenvolvimento Sustentável à Economia Verde, as mentiras que nos contam

riomais20A RIO+20 surge a partir de uma proposição do presidente Lula em uma Assembléia nas Nações Unidas – ONU em 2008 com a finalidade de rediscutir os acordos internacionais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 20 anos depois da ECO92. Esta proposta foi acatada pelas Nações Unidas, e a conferência já está em fase de preparação. Ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Paralelamente ao encontro oficial, a RIO+20 surge como oportunidade de reunir forças para juntos nos mobilizarmos e nos colocarmos em luta contra as falsas soluções para a questão ambiental. Contra a presença de empresas e Estados, que com o discurso da Economia Verde, potencializam as atividades que promovem mudanças climáticas e a injustiça ambiental, ampliando as desigualdades sociais. Temos que nos organizar para fazer um amplo processo de formação para a resistência e a construção de acordos que realmente sejam colocados em prática pelos Estados.

Leia mais…

Argentinos saem às ruas para lembrar o golpe de 1976

24 de março24 de março de 2011. Fazem 35 anos desde que a Argentina sofreu o seu sexto golpe militar no século XX, o segundo com caráter permanente, ou seja, sem intenções de convocar eleições democráticas. Foi também o regime mais violento entre os seis, com estimativas de 30.000 mortos e desaparecidos em 7 anos.

Declarado feriado nacional na gestão de Nestor Kirchner, em 2003, este é o dia em que milhares de argentinos saem as ruas para resgatar as memórias dos que lutaram com suas vidas pela democracia do país e para cobrar o julgamento dos algozes da ditadura e seus cúmplices. Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça.

Leia mais…

Expediente

Boletim MST Rio

2011-04-06  »  alantygel

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>