Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 42

terça-feira 6 novembro 2012 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim42
Boletim do MST RIO – N. 42 – 7 a 20 de novembro de 2012

Notícias do MST Rio

Acampamento na usina Cambahyba consolida a ocupação e derruba ordem de despejo

O acampamento montado após a ocupação da usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes, segue em seu processo de consolidação e organização das famílias. A área foi ocupada no madrugada do dia 2 de novembro por 200 militantes do MST. Além de estar desde 1998 classificada como improdutiva pelo INCRA, a fazenda foi palco de horrores durante a ditadura civil-militar brasileira: 10 presos políticos foram incinerados no local.

Nesta segunda-feira (5), uma juíza de plantão assinou uma reintegração de posse com liminar de despejo, a pedido dos proprietários. No entanto, no dia seguinte a decisão foi revogada, e o resultado já foi considerado a primeira vitória do acampamento. No mesmo dia, os acampados entraram com uma denúncia na polícia contra um pistoleiro que ameaçava as famílias. O batalhão local se comprometeu a colocar rondas pela região todos os dias.

Leia mais…

Regional Baixada realiza encontro dos Sem Terrinha

Durante os dias 05 e 06 de outubro de 2012, na creche comunitária, próxima ao assentamento Terra Prometida do MST em Tinguá, Nova Iguaçu, foi realizado o encontro Regional dos Sem Terrinha.

O encontro teve como tema “Sem Terrinha: Por Escola, Terra e Alimento Sem Veneno, Rumo ao VI congresso do MST”, e contou com a participação de 50 Sem Terrinhas oriundos dos assentamentos do MST e da comunidade local. Também participaram do encontro militantes do MST e oficineiros amigos do MST no Rio de Janeiro.

A realização do encontro Sem terrinha seguiu uma orientação do MST a nível nacional, que foi debater as questões do VI congresso que acontecerá em 2013 e também a solidariedade as crianças da Palestina. Além de trabalhar temas que ainda não são garantidos para as crianças do campo, como escola e educação de qualidade, a garantia de poder estarem assentadas e poder produzir alimento saudável.

Leia mais…

Encontro do MST na Região Norte Fluminense: Rumo ao VI Congresso

Nos dias 13 e 14 de outubro o MST na região Norte Fluminense realizou o seu encontro regional reunindo 40 militantes de acampamentos e assentamentos da região. O Encontro ocorreu no assentamento Zumbi dos Palmares núcleo IV.

Foi momento de fazer estudos sobre temas como: Questão Agrária na região, Proposta de Reforma Agrária Popular; A Luta pela terra e a Organização dos Assentamentos na região. Também foi momento de realizar debate sobre a preparação do VI Congresso nacional do MST e o planejamento do trabalho de base.

Este encontro ficou marcado por ter sido realizado no primeiro assentamento da região, que completou 15 anos, sendo também o maior assentamento do MST no estado do Rio de Janeiro.

Leia mais…

MST do RJ inicia trabalho de base em preparação ao VI congresso Nacional

Nos dias 27 e 28 de outubro o Assentamento Dandara dos Palmares e o Acampamento Claudinéia iniciaram o processo de debate em preparação ao VI congresso nacional do MST.

Este momento foi marcado de debate com as famílias assentadas e acampadas para ouvir qual a leitura da realidade que as famílias estão fazendo, discutir principais problemas das áreas e suas origens, e como solucionar estes problemas. O trabalho foi iniciado com filme que falava do MST e sua história, do agronegócio, da reforma agrária popular e os desafios da luta.

Esta foi a primeira reunião e a proposta é realizar mais 3 e uma assembleia geral para continuar o debate com famílias sobre o MST e os problemas organizativos: em relação as lutas, organicidade; Ouvir a opinão das famílias sobre a proposta de Reforma Agrária, e do embate com o agronegócio, ao mesmo tempo estimular para questão das alianças e dos enfrentamentos locais; Debater que lutas devemos fazer no próximo período, e sobre a relação do MST com os governos.

Leia mais…

MST realiza a IV turma da Escola estadual de Militantes

O Movimento Sem-Terra realizará de 12 a 24 de novembro a 2ª etapa de formação da escola estadual de militantes do MST, no acampamento Claudia e Néia, região Norte Fluminense. A turma conta com 21 educandos vindos de acampamentos e assentamentos do estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do curso é realizar a formação política dos seus militantes para fortalecer a luta pela Reforma Agrária. Como conteúdo do curso está o debate da Questão Agrária, Economia Política, Filosofia, MST e sua forma organizativa, Organização dos Assentamentos, método trabalho de base entre outros. A dinâmica do curso proporciona ao educando vivenciar momentos de estudo como uma dimensão da formação, mas também a organicidade, o trabalho, as relações humanas como outras dimensões formativas.

Leia mais…

Notícias do Rio

Mais uma vez TKCSA é multada por crime ambiental na Zona Oeste

A Secretaria Estadual do Ambiente anunciou, na última quinta-feira (1/11), que a Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) será multada em R$ 10,5 milhões por mais um caso de poluição com a chamada “chuva de prata”, pó expelido pela fábrica localizada na Zona Oeste do Rio.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou que levantamentos foram realizados no local e classificou os erros da TKCSA como “grotescos”. “A minha paciência com a TKCSA acabou. Eles não podem afetar a saúde da população seja porque houve rajadas fortes de ventos ou porque a pilha de resíduos onde fica o carbono e o grafite não foram umedecidas por falta de caminhão-pipa. Não é a primeira vez que eles fazem esta lambança. Acenderam o segundo cartão amarelo. O próximo é suspensão. Não vamos mais admitir este tipo de erro grotesco”, afirmou Minc.

Leia mais…

Direito à Moradia em contexto de megaeventos é tema de encontro da RENAP no Rio

A Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) realizará no próximo sábado, dia 10/11, o seu encontro estadual no Rio de Janeiro. Criada em 1995, a RENAP é uma articulação nacional de advogados/as, estudantes, professores e outros profissionais do direito. As atividades vão ocorrer na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com início às 9h30 e término às 17h.

O encontro tem como finalidade articular os advogados/as populares no estado e discutir táticas que contribuam com a garantia dos direitos humanos, com enfoque na questão da moradia no contexto de megaeventos. “Nessa conjuntura de vários problemas relacionados aos megaeventos, temos observado que os movimentos sociais têm necessitado apoio da assessoria jurídica popular. Com esse encontro do próximo sábado, a RENAP vai tentar articular redes de advogados e estudantes para que seja possível fazer um enfrentamento efetivo a esse processo intenso de violações de direitos, principalmente de remoções arbitrárias, como forma de fortalecer a luta dos movimentos populares. A ideia é apoiar as diferentes pautas dos movimentos sociais no estado, sejam comunidades urbanas, quilombolas e também do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)”, explicou Mariana Trotta, do Centro de Assessoria Popular Mariana Criola, entidade que divide a organização do evento com o Coletivo de articuladoras da RENAP/RJ.

Leia mais…

Notícias da Campanha Contra os Agrotóxicos

Silvio Tendler sobre O Veneno está na Mesa: “Já podemos falar em 1 milhão de espectadores”

Recentemente indicado como documentário para ser visto e estudado por estudantes que prestaram a seleção do Enem, o filme “O Veneno está na Mesa” revela os riscos da produção e do consumo dos agrotóxicos no Brasil. Produzido por um coletivo de organizações, entidades e órgãos de pesquisa, o documentário critica o modelo brasileiro de desenvolvimento que privilegia o agronegócio em detrimento da agricultura familiar. “É importante que os futuros universitários do Brasil entrem na Universidade já sabendo os problemas que nossa produção agrícola tem. É uma prova da vitória da nossa campanha”, comemorou Silvio Tendler.

Leia mais…

Internacional e Via Campesina

O que é a marcha patriótica da Colômbia?

O Movimento Político e Social Marcha Patriótica (MMP) surge no ano 2010, na comemoração do bicentenário da primeira gesta independentista da Colômbia e da América Latina. Temos logrado convocar a múltiplas organizações populares com uma ampla experiência de luta e um legitimo legado, construído durante mais de meio século de reclamações pela terra, a saúde, a educação, o trabalho digno, pelo respeito dos territórios e na resistência contra o modelo neoliberal. No MMP convergem mais de dois mil organizações de base, sociais e políticas em todo o território nacional e no exterior.

Leia mais…

O Caso do Cinco Cubanos: 14 anos de Injustiça

O Comitê Estadual do Rio de Janeiro pela Libertação dos Cinco Cubanos lançou, na última segunda-feira (5/11) o vídeo “O Caso dos Cinco Cubanos: 14 anos de Injustiça”. Todo dia 5 de cada mês, apoiadores da causa realizam a Jornada Internacional pelos Cinco (“5 por los 5?) com o objetivo de denunciar e informar sobre a situação de injustiça à qual os Cinco tem sido submetidos desde 1998.

Leia mais…

Expediente

Boletim MST Rio

2012-11-06  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim 42







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>