Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Câmara de Vereadores de Porto Alegre segue ocupada

quinta-feira 11 julho 2013 - Filed under Notícias do Brasil

por Alan Tygel, de Porto Alegre

11 de julho, 14:00h

Câmara de Vereadores de Porto Alegre ocupada pelo passe livre

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

A câmara de vereadores de Porto Alegre segue ocupada por cerca de 200 manifestantes. Diversos partidos, sindicatos e movimentos sociais se organizaram em torno do Bloco de Lutas, que tem como pauta central para desocupação da câmara a abertura das contas das empresas de ônibus e o passe livre. O Bloco de Lutas está nas ruas há sete meses, quando o aumento das passagens foi anunciado na capital do Rio Grande do Sul.

Entre os manifestantes, estão também indígenas e quilombolas que lutam pela retomada das demarcações de terra. Recentemente, o governo federal deu ordem para suspender as demarcações no país. Segundo Luix Costa, da Frente Quilombola, o processo de demarcação deve será alterado:

– A presidenta Dilma está alternado o processo de demarcação de terras indígenas e quilombolas, criando outra instância além do Incra e da Funai. Nessa outra instância, também participarão entidades ligadas ao agronegócio, que não têm nenhum interesse em demarcar terras.

Ainda segundo Luix, o estado do Rio Grande do Sul possui mais de 170 quilombos, sendo 4 deles urbanos em Porto Alegre: Guaranha, Alpes, Silva e Fidelix. “Em Guaranha, o laudo estava pronto, mas teve que ir para Brasília e está parado há 6 meses.” Em Maquiné e Osório, a 150km da capital, o quilombo Morro Alto está sofrendo ameaças de despejo.

Dilma Rousseff recebeu indígenas ontem e reafirmou que não haverá demarcações. Para Luix, o governo não tem interesse em demarcar terras indígenas e quilombolas porque os grandes projetos de desenvolvimento, como as hidrelétricas, estão todos nestes territórios.

A câmara de vereadores segue ocupada durante o dia. Até o momento, não houve nenhuma diálogo com os vereadores. Para acompanhar pelo facebook, acesse a hastag #ocupacamarapoa e a página do Bloco de Lutas.

Tagged:

2013-07-11  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Câmara de Vereadores de Porto Alegre segue ocupada







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>