Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

CLOC realiza a XIV turma do curso de formação do Cone Sul

quarta-feira 30 maio 2012 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

por Nivia Regina, do MST

A Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) que faz parte da Via Campesina realizou sua XIV turma do curso de formação Conesul no período de 19 de abril a 19 de maio de 2012, na Cidade de Córdoba- Argentina. A Etapa ocorreu na Universidade Campesina, que é organizada pelo Movimento Nacional Camponês Indígena da Argentina (MNCI).

Os educandos e educandas permaneceram juntos durante 30 dias, estudando temas como Economia Política, Filosofia, História da América Latina, Método Trabalho de Base; Feminismo e Classe, entre outros. Realizaram processos de intercâmbios de experiências da luta de suas organizações, construindo novos conhecimentos coletivos a partir de um intenso período de convivência.

Estiveram presentes diversas organizações da CLOC de países como o Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Brasil, Venezuela, Argentina entre outros. Este tem sido um espaço importante de formação política e também de integração das organizações com o objetivo de formar dirigentes de base das diferentes organizações da América latina que fazem parte da CLOC.

Nos dias 10, 11 e 12 os educandos e educandas realizaram estudo sobre o Feminismo e Classe, onde debateram a questão de gênero e luta de classes; Feminismo e a luta das trabalhadoras; Articulação das mulheres camponesas na América Latina frente a ofensiva do capital; As experiências de lutas das mulheres. O significado político do 08 de março; as bandeiras de lutas das mulheres lutadores.

Foi uma experiência muito rica, para alguns o primeiro contato mais profundo sobre o tema, permitindo trazer reflexões acerca da luta geral das mulheres, mas também o papel da mulher nos seus movimentos e organizações.

“Sem Feminismo não há Socialismo”

“Contra o Capital e o Império, Pela Terra e a Soberania de Nossos Povos, América Luta!”

Tagged: »

2012-05-30  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim37 | Boletim do MST Rio
    14 junho 2012 @ 7:55

    […] CLOC realiza a XIV turma do curso de formação do Cone Sul […]

Share your thoughts

Re: CLOC realiza a XIV turma do curso de formação do Cone Sul







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>