Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Convite: Assentamento Zumbi dos Palmares completa 15 anos de luta

quarta-feira 11 abril 2012 - Filed under Agenda

Histórico do assentamento

A usina São João a partir da década de 80 entra num processo de falência, ficando com muitas dividas trabalhistas e sem condição de fazer novos investimentos. A transformação das terras improdutivas da antiga fazenda da Usina São João no atual Assentamento Zumbi dos Palmares se deu pela ocupação de mais de 700 famílias sem terra organizados no MST em 12 de abril de 1997. Através de muita pressão a desapropriação se deu em 9 de outubro de 1997 e a sua emissão de posse pelo Incra no dia 22 de dezembro de 1997. Dentre as famílias ocupantes existiam ex-trabalhadores da Usina São João (muitos já residindo na área).

Foram desapropriados 8.005,2993 improdutivos da antiga fazenda que se estende das margens do Rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes até o município de São Francisco de Itabapoana. O assentamento foi organizado em 5 grandes núcleos.

Desde o inicio da ocupação o Assentamento Zumbi dos Palmares recebeu um forte apoio da sociedade através de entidades como a Comissão Pastoral da Terra – CPT, Sindipetro NF, Sindicato Bancários, Sinasefe, a Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, a Escola Técnica Federal de Campos – ETFC, entre outros. Parceiros e amigos se envolveram de fato nessa importante conquista.
Essa ocupação se trata do maior assentamento do MST no estado do RJ, com 506 famílias assentadas. Foi uma conquista histórica que demarca a ocupação de um grande latifúndio da cana, onde reinava o império de grandes usinas como São João. Num cenário de monocultura com apenas 1 dono, vemos agora uma paisagem com 506 famílias e com diversidade de produção.

Com esta ocupação MST se instalou na região Norte Fluminense e foi se territorializando, assim como foi tornando a luta pela Reforma Agrária uma grande bandeira na região, reafirmando ser uma luta de todos.

2012-04-11  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim34 | MST Rio
    11 abril 2012 @ 14:22

    […] Convite: Assentamento Zumbi dos Palmares completa 15 anos de luta […]

Share your thoughts

Re: Convite: Assentamento Zumbi dos Palmares completa 15 anos de luta







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>