Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Espetáculo TERRA é apresentado no Acampamento Osvaldo de Oliveira

terça-feira 20 novembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

do Boletim do MST RJ 

Atividades culturais também fazem parte da rotina de trabalho, formação política e luta pela reforma agrária dos moradores do acampamento Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé, na região norte do Rio de Janeiro. No último dia 28 de outubro, eles assistiram ao espetáculo teatral “TERRA – A história de João Boa Morte – Cabra Marcado para Morrer” da Cia de Teatro Ícaros do Vale, de Minas Gerais.

Este é o trabalho mais maduro do grupo que dialoga diretamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já que os atores fizeram pesquisas e acompanharam atividades em assentamentos do MST no Vale do Jequitinhonha em Minas.

A peça conta a história de um lavrador que reage à exploração do fazendeiro e, por esta razão, é condenado a vagar pelo sertão, pois não encontra ninguém que lhe dê emprego. Quando resolve matar a mulher, os filhos e a si próprio, encontra Chico Vaqueiro, que o conduz às ligas camponesas.

A dramaturgia é uma síntese entre o folheto de Ferreira Gullar, a pesquisa acerca da cultura popular do Vale e a pesquisa feita em assentamentos do MST na região. Há fragmentos também de Saramago, Pedro Tierra e Luciano Silveira, diretor, ator e autor da Cia de teatro. A música é executada ao vivo. Em “TERRA – A história de João Boa Morte – Cabra Marcado Pra Morrer”, o grupo busca destacar as contradições do processo de formação do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, cidade do grupo.

O grupo traz para a cena um fato histórico, ocorrido em 2004, no acampamento Terra Prometida no município mineiro de Felisburgo quando o fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seus jagunços invadiram o lugar, assassinaram cinco trabalhadores rurais Sem Terra e deixaram mais de 20 gravemente feridos.

Com informações e fotos de Jéssica Monteiro e Kátia Marro, do PURO/UFF

2012-11-20  »  vivian

Talkback x 2

  1. Boletim 43 | Boletim do MST Rio
    21 novembro 2012 @ 0:04

    […] Espetáculo TERRA é apresentado no Acampamento Osvaldo de Oliveira […]

  2. Matéria publicada site MST-Rio: “Espetáculo TERRA é apresentado no Acampamento Osvaldo de Oliveira”? | Programa de Extensão Assessoria a Movimentos Populares
    21 novembro 2012 @ 11:08

    […] Espetáculo TERRA é apresentado no Acampamento Osvaldo de Oliveira […]

Share your thoughts

Re: Espetáculo TERRA é apresentado no Acampamento Osvaldo de Oliveira







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>