Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Exposição Terra é inaugurada em Colônia, na Alemanha

domingo 26 abril 2015 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

Exposição Terra - Colônia - Foto: Fernanda Oliveira de Souza/Allerwelthaus

As fotografias de Sebastião Salgado representam uma das simbologias mais fortes do MST. Como não se arrepiar com os camponeses rompendo cercas e erguendo suas ferramentas de trabalho? Como não sorrir diante dos Sem Terrinha estudando, como não chorar diante dos mártires caídos? O livro Terra, cujas imagens rodaram o mundo divulgando a realidade do campo brasileiro, conta ainda com o prefácio de José Saramago, e com um CD de Chico Buarque. O livro foi lançado em 1997, e financiou a construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, principal centro de formação do MST.

Nesta sexta-feira, as imagens foram mais uma vez reunidas para uma exposição. Moradores da cidade de Colônia, na Alemanha, terão a oportunidade de vivenciar a realidade Sem Terra pela fotos de Sebastião Salgado até o dia 15 de junho, na galeria Labor. Constanze Lemmerich, coordenadora do projeto Direitos Humanos no Brasil, explica que desde outubro de 2014, o enfoque temático da organização é o direito à terra, no marco dos 30 anos do MST.

“Primeiro organizamos o evento “Ditadura Nunca Mais”, com filmes e debates sobre a ditadura militar no Brasil. Agora, durante a exposição Terra, teremos workshops, filmes, debates e programas de rádio sobre o tema. Vamos publicar um dossiê sobre o assunto em colobaracão com a revista ILA para informar também por aqui sobre o tema”, disse Constanze.

A abertura contou com a presença do militante do MST Alan Tygel, que falou sobre o significado das fotos para o movimento e para a luta pela terra no Brasil:

“Mais do que o registro de um momento, de um local, estas fotos representam a realidade da questão agrária em todo o país. A realizaçao desta exposição é muito importante, pois sabemos a Reforma de Agrária Popular não será feita somente pelos camponeses. O internacionalismo é fundamental para alcançarmos a justiça social”, disse o militante.

Exposição Terra - Colônia - Foto: Fernanda Oliveira de Souza/Allerwelthaus

O projeto Direitos Humanos no Brasil se localiza na Allerwelthaus Köln – Casa de Todo o Mundo – fundada nos
anos 1980 por representantes de movimentos ambientalistas, pacifistas, anti-racistas, e por grupos de solidariedade à América Latina. A casa também é um lugar de encontro para grupos e iniciativas culturais e políticas de imigrantes de países da África, Ásia, América Latina, e também da Palestina. A casa tem ainda como parceiros a KoBra – Kooperation Brasilien, FIAN, Anistia Internacional e os Amigos do MST na Alemanha.

Até o final da exposição serão exibidos filmes como O Veneno Está na Mesa 2, Terra para Rose e o Sonho de Rose, além do documentário sobre Sebastião Salgado, O Sal da Terra. Mais informações aqui.

Exposição Terra - Colônia - Foto: Fernanda Oliveira de Souza/Allerwelthaus

* Fotos: Fernanda Oliveira de Souza/Allerwelthaus

 

2015-04-26  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Exposição Terra é inaugurada em Colônia, na Alemanha







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>