Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Juventude: Protagonizando a Agroecologia no campo do Rio de Janeiro

terça-feira 25 janeiro 2011 - Filed under Notícias do Rio

por Iranilde, setor produção MST A juventude e Agroecologia

A juventude do Campo no Campus: assim foi o Programa de Intervivência realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atendendo uma demanda da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ).

Tendo este o objetivo de possibilitar a construção de uma identidade e protagonismo juvenil para o fortalecimento do movimento agroecológico, a partir da aproximação com a temática da Agroecologia, e compreensão da necessidade de estabelecer um novo modelo produtivo no campo e na cidade. Resgatando assim valores e práticas culturais que busquem a conservação e preservação do meio ambiente. E que os jovens sejam protagonistas direto neste resgate de cultura e valores junto à comunidade e sua organização social.

O Programa aconteceu na UFRRJ, entre 2009 e 2011, e atendeu a cerca de 80 jovens das diversas organizações sociais do campo e da cidade que compõem a AARJ, e também a jovens universitários que atuaram durante o processo de formação dos jovens no Tempo Escola (TE).

As experiências que deram base para organização do Projeto Campo-Campus foram projetos: Agentes jovens em Casimiro de Abreu, Protagonismo Juvenil na coleta da Palmeira Juçara no quilombo do Campinho/Paraty-RJ e o Programa de Formação com Jovens do Campo e da Cidade do MST/RJ.

Após 2 anos de intensa vivência com os jovens nas diversas fases do Programa, muitos são os resultados. Podemos dar como exemplo: O projeto – Jovens Agroecológicos da Região Metropolitana, escrito pelos próprios jovens para que pudessem dar continuidade à formação e ao acompanhamento dos jovens da turma de 2010-2011 na região, e tem como apoiador a FASE. Assim como os jovens que foram da primeira turma atuam na coordenação da segunda turma, tanto no TE quanto no Tempo Comunidade (TC) o que trás um maior envolvimento também da comunidade.

Os jovens estão atuantes seja na AARJ, na sua comunidade, e também com sua família, auxiliando e aplicação de praticas aprendida durante o Programa de Intervivência. Há jovens que contribuem na formação de sua comunidade junto a Assistência Técnica, auxiliando a inserção de técnicas agroecológicas, assim como no envolvimento de outros jovens para que estes também busquem por meios de permanecer no campo, na comunidade tradicional, caiçara, assentamento e na agricultura familiar.

A juventude e Agroecologia2A Coordenação executiva que envolve a UFRRJ e movimentos da AARJ, têm o sentimento de ter dado um ponta pé, um contribuição para o desenvolvimento humano, social, político destes jovens e para as suas organizações, e tem a consciência de um trabalho que foi valorizado por todas as partes. E que a Agroecologia foi a temática envolvente neste momento, e também para o futuro. Pensar que a Agroecologia vai para além da técnica.

O Programa da Intervivência fará o encerramento na UFRRJ dia 27 de janeiro de 2011, às 14 horas no Anfiteatro Paulo Freire e todas as organizações estão convidadas e festejar este momento de alegria e muita mística para a Agroecologia no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto mudou a minha vida, hoje vejo coisas que eu nem imaginava em ver, em conhecer! Como é outros lugares a dificuldade de morar, de plantar, a nossa vida lá onde a gente mora é muito boa!
(Fala de jovem do Campo e Campus)

Coordenação Executiva do Campo e Campus

Tagged: »

2011-01-25  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Juventude: Protagonizando a Agroecologia no campo do Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>