Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Lançamento da Campanha Nacional da Via Campesina contra os Agrotóxicos e pela Vida

quarta-feira 23 março 2011 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

Campanha Contra Agrotóxicos

A Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida será lançada no próximo dia 07 de Abril, em diversos estados do país. A iniciativa surgiu no Seminário contra o Uso dos Agrotóxicos, organizado pela Via Campesina em parceria com a Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, realizado em setembro de 2010, na ENFF.

Estão sendo esperadas atividades como atos públicos, audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília, debates nas Universidades e atividades de agitação e propaganda na sociedade.

A proposta é que a Campanha se torne permanente. A partir dela, devem ser construídos comitês estaduais com representação de diversas organizações, para fazer o debate e a luta contra os agrotóxicos. Luta essa que envolve a luta por um outro modelo de produção e do campo, pelo direito à alimentação e à saúde da população.

Luta Contra Agrotóxicos

Esta campanha possui dois eixos. O primeiro tem como meta denunciar o modelo de produção agrícola, as causas desses venenos e alertar sobre as doenças causadas por esses produtos. Além disso, pretende denunciar que os agrotóxicos têm sido uma das formas do agronegócio ganhar mais dinheiro através do controle na fabricação e comercialização.

O segundo eixo tem como meta anunciar o que queremos para a sociedade, dentro de um outro projeto de desenvolvimento para a agricultura. Assim, devemos almejar um desenvolvimento baseado na agroecologia, na agricultura saudável, na produção de alimentos para toda a população. Baseado também na construção de uma outra sociedade com outros valores, com uma educação e saúde diferentes.

Em resumo: nesta Campanha queremos denunciar o modelo do agronegócio pautar e qual sociedade nós queremos.
Em breve estaremos divulgando as atividades construídas aqui no RJ para o dia 07/04.
Participe da Campanha Nacional da Via Campesina contra o uso dos agrotóxicos !!!!

Tagged:

2011-03-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Lançamento da Campanha Nacional da Via Campesina contra os Agrotóxicos e pela Vida







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>