Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Manifestação por transporte escolar na Secretaria de Educação de Macaé

terça-feira 22 Fevereiro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Macae - Manifestacao por transporte escolar
Militantes do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – já estão em frente à Secretaria de Educação de Macaé, onde farão manifestação para cobrar a garantia do transporte escolar para estudantes da Região Serrana de Macaé. Desde o fim do ano letivo passado, a coordenação do MST em Macaé conseguiu as matrículas para que as crianças que vivem no acampamento Oswaldo de Oliveira, às margens da BR-101, próximo ao trevo de Macaé, pudessem estudar em 2011.

Tendo garantidas as matrículas, na primeira semana letiva desse ano a notícia recebida não foi animadora. Os alunos não poderão ir à escola por falta de transporte escolar. As diretoras das escolas em Córrego do Ouro, onde estão matriculadas as crianças, informaram que o impasse se deve ao não pagamento da prefeitura às kombis que prestam serviço ao município. Os donos das kombis se negam a iniciar o trabalho enquanto não receberem os atrasados do ano letivo passado.

A expectativa dos militantes do MST é fazer uma ocupação na Secretaria de Educação enquanto não é resolvido o impasse.

Macae - Manifestacao por transporte escolar

Breve Histórico

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chegou a Macaé no início de setembro de 2010 quando o Presidente Lula decretou a desapropriação da Fazenda Bom Jardim (1650 Hectares improdutivos) para fins de Reforma Agrária. A partir da ocupação, cerca de 200 famílias aderiram ao acampamento, que foi batizado de Oswaldo de Oliveira, para aguardar o desenrolar burocrático do Governo Federal na execução da desaproriação por parte do INCRA.

Em novembro, a justiça emitiu decisão a favor do dono do latifúndio e dando ordem de despejo às famílias e reintegrando a posse no dia 17/11/2010, e recolocando as famílias na vulnerabilidade da ausência de moradia.

Após o despejo, por três dias, os Sem Terra foram acolhidos na área da Igreja Nossa Sra. Aparecida, no bairro Virgem Santa, em Macaé, enquanto buscavam outro local para aguardar o desfecho da Fazenda Bom Jardim. Estão desde novembro no novo acampamento às margens da BR-101.

Entre os acampados, há dezenas de crianças que desde o impasse da reintegração encontram dificuldades para estudar. O MST conversou com a secretaria de Educação por algumas vezes e tentando garantir que 2011 as crianças tenham garantido o direito de estudar. Agora, no início do ano letivo, não há previsão para resolver o transporte escolar e as crianças do MST estão novamente sem seu direiro à educação garantido.

A manifestação ocorre nesse momento na Secretaria de Educação de Macaé.

“Tem que estar fora de moda criança fora da escola, pois a tempo não vigora o direito de aprender. Criança e adolescente com uma educação descente é o novo jeito de ser”. Zé Pinto, música “Pra soletrar a liberdade”

2011-02-22  »  alantygel

Talkback

  1. Agência ConsciênciaNet » Manifestação por transporte escolar na Secretaria de Educação de Macaé
    23 Fevereiro 2011 @ 14:16

    […] Do Boletim do MST-RJ […]

Share your thoughts

Re: Manifestação por transporte escolar na Secretaria de Educação de Macaé







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>