Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST ocupa parque industrial da Usina Cambahyba em Campos dos Goytacazes

sexta-feira 2 novembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

Cerca de duzentas famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na madrugada desta sexta-feira (2) o parque industrial da Usina Cambahyba, no município de Campos dos Goytacazes. A usina é um complexo de sete fazendas que totaliza 3.500 hectares. Esse latifúndio foi considerado improdutivo, segundo decisão do juiz federal Dario Ribeiro Machado Júnior divulgada no último dia 17 de junho. A área pertencia ao já falecido Heli Ribeiro Gomes, ex-vice governador biônico do Rio, e agora é controlada por seus herdeiros.

Veja as fotos

Veja o vídeo da ocupação

Além de não cumprir a função social da propriedade, as fazendas da Usina Cambahyba acumulam dívidas de milhões com a União e seu processo de desapropriação está paralisado há 14 anos — desde que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) considerou aquelas terras improdutivas e passíveis de desapropriação para fins de reforma agrária.

Porém, a dívida da usina não se limita ao aspecto financeiro. No último mês de maio, os brasileiros ficaram estarrecidos com a revelação de que os fornos de Cambahyba foram usados para incinerar corpos de 10 militantes políticos durante a ditadura civil-militar brasileira. A confissão do ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Cláudio Guerra, consta no livro “Memórias da uma guerra suja” e foi divulgada por toda a imprensa.

Além deste fato, o complexo de fazendas tem sido palco de todo tipo de violência: exploração de trabalho infantil, exploração de mão de obra escrava, falta de pagamento de indenizações trabalhistas, além de crimes ambientais.

Até hoje, porém, a Justiça Federal impede a desapropriação da área e já determinou despejos violentos de famílias que reivindicam a terra. Essa é a segunda vez que o MST realiza uma ocupação na área da usina. A primeira foi em 2000, e seis anos depois, as Polícias Federal e Militar, por decisão da Justiça Federal de Campos, despejaram as 100 famílias que haviam criado o acampamento Oziel Alves II. Houve agressões e prisões arbitrárias, demolição de casas e destruição de plantações.

“A história da Usina Cambahyba ilustra o poder do latifúndio em nossa sociedade. É inaceitável que essa violência continue. Por isso, exigimos a imediata desapropriação daquelas terras para assentamento das famílias”, disse o dirigente do MST no Rio, Fernando Moura.

Assine pela desapropriação da fazenda

Veja mais sobre a Usina Cambahyba:

Ajude o MST: vamos pressionar pela desapropriação da usina Cambahyba

MST luta para desapropriação de área onde militares incineravam militantes

“Militantes de esquerda foram incinerados em usina de açúcar”

Fotos da ocupação:

2012-11-02  »  alantygel

Talkback x 6

  1. MUNHOZ
    2 novembro 2012 @ 19:33

    JUNTOS…..

  2. Elisangela
    3 novembro 2012 @ 7:06

    Seguiremos em luta para enfrentar o latifúndio. Essas terras precisam ser destinadas para a Reforma Agrária e não para continuar servindo de local de injustiças e desrespeito com a vida humana. Desapropriação da Cambahyba já!!!

  3. Àurea Andréal
    3 novembro 2012 @ 7:12

    Parabéns aos companheiros que iniciam uma nova história nesse processo de luta,escrevendo os próximos capítulos um final feliz.transformando maldição em bençã

  4. MST ocupa fazenda da Usina Cambahyba em Campos de Goytacazes « Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro
    6 novembro 2012 @ 12:28

    […] FONTE: http://boletimmstrj.mst.org.br/mst-ocupa-parque-industrial-da-usina-cambahyba-em-campos-dos-goytacazes… Compartilhe:FacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Publicado em: Boletim, Mídia, MST, Ocupação de terras improdutivas, Reforma agrária, Reforma agrária ← Mutirão agroecológico na Serra da misericórdia – outubro de 2012 Seja o primeiro a começar uma conversa […]

  5. Nota sobre a ocupação da Usina Cambahyba pelo MST « FARJ
    6 novembro 2012 @ 21:27

    […] Vejam fotos e vídeos no site do MST –RJ http://boletimmstrj.mst.org.br/mst-ocupa-parque-industrial-da-usina-cambahyba-em-campos-dos-goytacazes… […]

  6. Acampamento na usina Cambahyba consolida a ocupação e derruba ordem de despejo | Boletim do MST Rio
    6 novembro 2012 @ 21:36

    […] Veja notícia da ocupação […]

Share your thoughts

Re: MST ocupa parque industrial da Usina Cambahyba em Campos dos Goytacazes







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>