Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Nem um minuto de silêncio!

terça-feira 31 maio 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Guilherme Gonzaga, do MST

Sr. Claudio e Osvaldo,

“Se não houver amanhã brindaremos o ontem e saberemos então onde está o horizonte”

Dois companheiros queridos da luta pela terra na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro, ambos morreram recentemente e a eles são dedicadas essas palavras, não falo de morte, escrevo para falar de vida, das lembranças que tenho de Claudio e Osvaldo em nossas lutas.

Osvaldo conheci em 1999 na ocupação da antiga Fazenda da Ponte, hoje Comunidade Terra Livre, e ele foi fundamental na construção dessa comunidade. Um Acampamento de Sem Terra é uma rede de solidariedade, entre elas a solidariedade dos saberes e conhecimentos, um lugar de troca uns sabem algumas coisas, outros sabem outras quando soma, aquele coletivo de estranha pessoas deserdadas muito sabe. Osvaldo era assim, um socializador de alguns e construtor de outros saberes. Como bom professor sabia que só ensina quem, também, aprende. Quando, ainda no início, da ocupação se ofereceu para ser professor e junto com o companheiro Luís “correram atrás”, até conseguirem o que parecia impossível: a primeira escola regular de acampamento no Estado, quiçá no Brasil.

Osvaldo se dedicou, se esforçou e se tornou o primeiro Professor da “Escola Chico Mendes”, lembro da festa de inauguração da Escola… Lembro dos elogios que Osvaldo recebia nos encontros da Secretaria de Educação. Não era apenas Professor, mais do que isso solidário, cuidava de suas coisas, dava aula às crianças e a noite voltava a Escola, como voluntário, para trocar saberes e cultivar experiências com Jovens e Adultos da Comunidade. Aos poucos, pela educação, foi conhecendo outras realidades do MST, outros desafios… e assim se envolveu com a agroecologia, com outras possibilidades de cultivar as plantas na terra, e de plantar sonhos nos cultivos. Sem veneno, defendendo a vida Osvaldo ajudou a comunidade Terra Livre a ser o primeiro acampamento, a receber o prêmio de Agroecologia. Osvaldo, então lançou-se a um novo desafio, formar sua família militante, aos poucos, foi envolvendo na luta as(os) filhas(os) Mariana, Fabrício, Fernanda, Maurício e sua sempre companheira Neusa.

Somos herdeiros da história de Osvaldo, que continua vivo em nossas memórias, em nossas lutas.

Infelizmente Osvaldo morre sem ver o sonho da Terra totalmente Livre. Passaram-se vários Governos (FHC, Lula, Dilma) e nada desapropriação, cada hora uma desculpa diferente. Enquanto isso os trabalhadores e trabalhadoras, vão mostrando na prática o que os burocratas não sabem: quem sabe faz a hora, não espera acontecer…

Sr. Claudio… quem não lembra, logo nos primeiros dias do acampamento Bernadino Moreira (ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra Mansa, saudoso companheiro de lutas) a Barraca de Seu Claudio, bem feita, resistia as chuvas e se destacava pela horta na frente. Os pés de milho, enormes chamavam a atenção, como crescera tão rápido? A resposta de Seu Cláudio não tardava: semente boa e carinho em excesso! Generoso, se destacava pela impressionante capacidade de trabalho e de servir ao próximo. Nunca, disse nunca, vi Seu Claudio recusando nenhuma tarefa. Sua formação política não era a teoria dos livros, mas o senso de justiça, a solidariedade com os companheiros e o prazer de estar junto, servindo, sendo útil e sentido-se acolhido.

Aprendemos que a cada companheiro que morre nenhum minuto de silêncio mas toda uma vida de luta. Tenho certeza que toda vez que uma criança entra numa escola, toda vez que um adulto aprende a escrever seu próprio nome escrevendo sua história, toda vez que um cultivo sem nenhuma química for colhida e partilhada, toda vez que uma escola for construída, toda vez que uma semente encontrar a terra, toda vez que um latifúndio for ocupado, que uma cerca for rompida, que os alimentos chegarem às mesas dos trabalhadores e trabalhadoras, a cada árvore plantada… em cada ação dessa estarão lá Osvaldo Arante e Seu Cláudio. Em cada um desses momentos estaremos “ressuscitando” as histórias de Seu Cláudio e Osvaldo Arante. Esse é nosso compromisso: nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta!

Tagged:

2011-05-31  »  alantygel

Talkback x 3

  1. | MST Rio
    1 junho 2011 @ 2:32

    […] Nem um minuto de silêncio! […]

  2. Marcos Aurélio
    5 junho 2011 @ 22:24

    Sou militante de 2 prés comunitários (Associação Mangueira Vestibulares e Vila Isabel Vestibulares), e estivemos no Acampamento Terra Livre por três vezes (a primeira logo no início da ocupação).
    Já estivemos em outros acampamentos e assentamentos (no Zumbi, no Che Guevara, no Sol da Manhã – o primeiro que visitamos, e outros, onde levamos @s alun@s para conhecer parte da realidade do MST),
    Lembro de vari@s Companheir@s, destes e de outras ocupações, como Eliana, Ribamar, Celso, o falecido e saudoso Índio, etc…
    Infelizmente não me recordo da face destes Companheiros recém falecidos, Claudio e Osvaldo. É muita gente boa que conhecemos na militância, em tantos lugares, e meu Alzeimer particular não me deixa lembrar de tod@s…
    Mas tudo bem….a matéria escrita sobre os dois faz com que a minha falta de memória visual sobre os Companheiros seja totalmente compensada pela imagem moral que se forma deles na minha mente.
    Índio, Claudio, Osvaldo, companheiros que, assim como Jota Jota (companheiro de vários prés, falecido em dezembro), ficam na memória dos que tiveram a felicidade de os conhecerem.
    E como diz o lema, para estes Companheiros “nem um minuto de silêncio, mas toda uma Vida de Luta!”.
    Terra Livre! Venceremos!
    Marcos Faxina.

  3. wellington
    1 outubro 2011 @ 16:51

    não me lembro de ter conhecido o SR.Claudio e nem o SR.Osvaldo,pois desta luta sai bem cedo ,conquistamos eu minha mãe,queDEUS o tenha e meus 3 irmãos ,passamos frio ,calor chuva e tempestade lembro bem ,tinha 13 anos sai aos 20 por motivos futeis ,mas não sei se vale a pena dar a vida e ser lembrado por pouco ou muito tempo(dias ou decadas talvés céculos),mas creio eu que vale muito a pena lutar por um ideal .Passou FHC ,LULA só prometeu e enrriqueseu (LULA é um homem do povo será?) ,agora DILMA ,vamos ver o que ela vai fazer pelos Trabalhadores Rurais sem Terra.

    ps : Wellington

Share your thoughts

Re: Nem um minuto de silêncio!







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>