Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Prefeitura tenta enganar, mas Sem Teto não arredam pé: “Vamos ficar aqui até ter resposta. O povo quer casa!”

terça-feira 15 abril 2014 - Filed under Notícias do Rio

Funcionários da prefeitura oferecem como proposta um cadastro como este da foto. Nele, o declarante é obrigado a dizer que ocupou o “prédio da empresa de telefonia Oi”, e recebe uma garantia vaga de algum dia, receber uma moradia. O relato do atendimento chega a ser cômico.

do Boletim do MST-RJ

IMG_0531

– Onde você mora?

– Não tenho casa, senhora.

– Quanto a senhora paga de aluguel?

– Não tenho casa, senhora.

– Quantas pessoas moram na sua casa?

– Senhora, eu já disse que eu não tenho casa.

Após o cadastro:

– A senhora já pode voltar para casa, e nós entraremos em contato.

– Senhora, qual parte do “eu não tenho casa” você não entendeu? E como a senhora vai entrar em contato comigo se não pegou meu telefone?

* * *

IMG_0548* * *

Ontem à noite, os Sem Teto não puderam dormir. Os carros de polícia ligavam a sirene toda hora. As crianças não tinham como dormir, ainda em frente à prefeitura. Nessa hora eles já haviam sido expulsos da passarela pelo choque. Eles disseram: “ou vocês descem ou vão descer rolando”.

Os advogados foram conversar com o comandante, que disse que iria acordar todo mundo às 5:00h. E foi isso que eles fizeram. E deram 10 minutos que as pessoas saíssem da frente da prefeitura. Ou saiam, ou iam receber do choque e da GM o tratamento que a gente já conhece.

As pessoas então foram para debaixo da marquise antes da prefeitura, entre os Bancos Bradesco e do Brasil, que nem abriu hoje, porque ficaram com medo. O número de doações hoje foi bem abaixo do necessário. Mais cedo um garoto foi atropelado, voou longe, quebrou a mandíbula, a clavícula, e tinha poça de sangue enorme. Os guardas tentaram estancar o sangue mas era impossível. Os bombeiros chegaram rápido, mas ele foi pro Souza Aguiar e faleceu. O nome dele é Fernando, e ele era de Manguinhos.

A prefeitura marcou uma reunião em Bonsucesso, sendo que a Secretaria de Habitação é na Cidade Nova. A reunião não teve resultado, e os moradores que já estavam revoltados e com fome, desde de manhã. Um garoto foi preso, morador de Manguinhos, por roubar balas de uma loja.

Se o delegado fosse razoável, já teria soltado ele. Mas ele está levando em consideração as questões políticas. Um advogado entrou e foi falar com o menino, e falou que ele tinha o direito de permanecer em silêncio. E aí o delegado falou: “Advogado não fala dentro da minha delegacia.” Tipificou como roubo qualificado, e disse para o advogado que era uma questão pessoal, ou seja, o delegado está descontando no garoto de 20 anos uma questão dele com o advogado.

* * *

IMG_0542

* * *

– O que vocês vão fazer agora?

– Vamos ficar aqui esperando uma resposta né? Porque por enquanto, essa aqui tá sendo nossa moradia. Isso é o que a prefeitura nos proporciona. Isso é o que a prefeitura proporciona pra população brasileira.

– Porque vocês acham que isso tá acontecendo?

– É o descaso das autoridades. Descaso, descaso. Eles não querem dar nada pra gente. Não quer pagar, não quer dar uma moradia pra gente, digna, porque nós merece. Educação, saúde, uma moradia, o direito que o pobre, eles não tão dando esse direito pra gente. Só querem dar porrada na gente. As autoridades que vem pro nosso país pensam que o Brasil é feito de futebol, de Copa, de carnaval, de festa, entendeu, de Maracanã… Mas a verdadeira população somos nós, nós que pagamos os maiores impostos. Porque o rico sonega. Tá entendendo? Mas eles não veem isso, entendeu? Pra eles nós somos apenas a minoria. Mas eles estão enganados. Porque o povo vai resistir. O povo não tem pra onde ir mesmo. Até porque nós nem tínhamos pra onde ir, e abrigo nós não vamos aceitar. Nós morávamos num barraco lá, que era madeira, era ruim, mas era nosso. Entendeu? Tiraram assim, de uma forma sem nenhuma estrutura, sem negociar nada.

– Você estava lá no dia?

– Eu estava lá no dia da invasão. Foi horrível, foi horrível, foi horrível… A minha comadre deram três cacetadas na perna dela, porque ela voltou pra pegar a filha, entendeu? Jogaram ela da escada, foi horrível, foi horrível. Comigo graças a Deus, o que me atingiu muito foi spray de pimenta e o gás né, mas espancamento não. Mas eu ví muitas pessoas sendo espancadas, mal tratadas, jornalistas. Pegaram as pessoas que estava querendo mostrar o que estava acontecendo com a gente, eu assisti também, jornalista tendo seus materiais e seus equipamentos quebrados. pisoteados, porque queriam mostrar a realidade do Brasil, que eles querem esconder.

– Vocês vão ficar aqui até quando?

– Até eles resolverem nossa casa. Me dar uma moradia. Que eu não tenho onde ficar, meu filho tá na casa da minha sogra, eu não posso morar em de sogra, eu não tenho casa. To nessa situação aqui, eu e minha mulher. Vamos ficar aqui até ter resposta. O povo não vai desistir. O povo quer casa!

* * *

IMG_0546

* * *

– A frase que eu mais escutei aqui foi “Tiro, porrada e bomba.”

– Minha filha quase morreu queimada. A gente morava no segundo andar, tava tudo escuro, eu não enxerguei eles, vierem no corredor – HU-HU-HU, e eu, que isso? Quando olhei só vejo fogo, me arranhei todinha, graças a Deus minha filha não se machucou. Minha filha com um ano. Morando dentro do barraco, eles chegaram tacando fogo, batendo nos outros.

– Eles tacaram fogo com vocês dentro do barraco?

– Com todo mundo, derrubaram os barracos com morador dormindo debaixo, é mentira? Claro que não. Eles derrubaram os barracos com todo mundo dormindo embaixo. Eles foram lá agredir nós sem nós convidar eles. Ainda pediram café da manhã. Pegaram minhas mercadorias todas que nós tinha lá pra montar o barraquinho, pra ganhar o pão de cada dia. E tudo que sobrou, eles comeram e beberam. Tudo que sobrou da minha tá aqui comigo ó (mostra um colchonete e uma mochila).

– Da minha não sobrou nada. Foi tudo queimado. Só a única coisa que sobrou (tira uma identidade de dentro da blusa) foi meu documento, mesmo assim porque estava comigo.

– Por que é que vocês foram para a ocupação?

– Porque a gente não tem onde ficar. Nós não temos onde ficar. Se a gente tivesse onde ficar não tava dormindo aqui na rua. Se nós tivéssemos pelo menos um emprego decente, um emprego digno, que pagasse um salário decente pra nós podermos pagar um aluguel, entendeu, mas eu acho que o Brasil é um país muito rico, não tem necessidade de ninguém viver de aluguel.

– Quanto é um aluguel onde você morava?

– Ah, um aluguel de uma quitinete lá tá por volta de R$350. E pra quem ganha um salário como a gente tem, como nós vamos pagar aluguel, material escolar pro filho, alimento pra dentro de casa, luz, é muita coisa, é muita coisa e pouca opção. Nós não temos opções. O Brasil tá criando marginais, cara. O Brasil tá criando marginais. Olha o que eles estão fazendo com a população.

 

2014-04-15  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Prefeitura tenta enganar, mas Sem Teto não arredam pé: “Vamos ficar aqui até ter resposta. O povo quer casa!”







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>