Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Setor de Saúde do MST Rio realiza a segunda etapa do curso em medicina chinesa

quarta-feira 17 agosto 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

De 08 a 12 de agosto ocorreu a segunda etapa do curso em saúde no acampamento Osvaldo de Oliveira em Macaé, e no Assentamento Roseli Nunes, em Piraí. No total, participaram 20 educandas e educandos de diversas áreas de assentamentos e acampamentos do estado do RJ.

Nesta etapa, os educandos/as realizaram oficinas de limpeza de ouvido, aula de terapias naturais e shiatsu, “que é a massagem orgânica, estimula os organismos e o caminho para isso são os meridianos”, segundo a educanda Maria. Também tiveram aula de agroecologia, com prática de plantio de plantas medicinais.

A medicina tradicional chinesa trabalha com cinco pilares: Shiatsu, Fitoterapia, alimentação, acunpuntura e mochabustão. E realiza alguns exercícios como: automassagem, respiração, o alongamento e a articulação.

Segundo Débora, do setor de saúde do RJ, “ a medicina tradicional chinesa, vê a saúde numa integração com um todo, com a natureza, com o cosmo”.

2011-08-17  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 26 | MST Rio
    17 agosto 2011 @ 10:57

    […] Setor de Saúde do MST Rio realiza a segunda etapa do curso em medicina chinesa […]

Share your thoughts

Re: Setor de Saúde do MST Rio realiza a segunda etapa do curso em medicina chinesa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>