Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: comitê popular da copa e olimpíadas

Para denunciar a série de violações de direitos que vem ocorrendo no país para preparar os megaeventos, a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa organizou no último sábado (1/12) manifestações em diversas capitais brasileiras. No Rio, mais de mil pessoas participaram do ato “O Maraca é Nosso! Grande ato unificado contra a privatização e as demolições do Complexo do Maracanã”.

Indígenas, sindicatos, estudantes e atletas saíram em caminhada da Tijuca até o Maracanã para pressionar o poder público por um plebiscito sobre a tentativa do governo estadual conceder o Maracanã à iniciativa privada. Os manifestantes também criticaram a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio Delamare, da Escola Municipal Friedenreich e do prédio histórico do antigo Museu do Índio. O movimento já recebeu apoios de peso, como o do cantor e compositor Chico Buarque.

1 comment  » Read the rest

Em defesa de um processo democrático na reforma e na gestão do Maracanã, um pedido de plebiscito sobre a concessão do estádio foi encaminhado à mesa diretora da ALERJ, no último dia 14 de novembro. A proposta, elaborada por movimentos da sociedade civil, já conta com a adesão de 33 deputados.

Segundo nota emitida pelo Comitê Popular Rio da Copa e Olimpíadas, essa “é uma consequência evidente da mobilização popular contra este processo arbitrário de privatização, demolição e mau uso do dinheiro público que o governo do estado conduz, com indícios claros de favorecimento a determinados grupos empresariais”.

2 comments  » Read the rest

Na quinta-feira, 19 de abril, foi lançado o dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro, elaborado pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio. A publicação foi feita para denunciar o desrespeito aos direitos fundamentais dos moradores da cidade devido aos jogos mundiais que nela serão realizados. Além de conscientizar a população brasileira e as autoridades públicas para o que está acontecendo, o objetivo do documento é mobilizar cada vez mais movimentos sociais, sindicatos e organizações de esquerda para a construção de outro projeto: popular, democrático e coletivo, que privilegie a maioria da população, e não apenas as grandes empresas e os grupos dominantes.

1 comment  » Read the rest