Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: ditadura

A Comissão Estadual da Verdade – RJ e o CPDA/UFRRJ convidam para o testemunho da verdade – Conflitos no Campo no Rio de Janeiro. O evento contará com o depoimento de Jair da Anunciação, Laerte Bastos, Roseli Borges, Jorge Francisco de Brito e Ney Fernandes que lutaram pela terra e pelo direito dos camponeses durante […]

 » Read the rest

Pesquisa pretende revelar empresas que se beneficiaram de ilegalmente durante a ditadura civil-militar no Brasil do Boletim do MST-RJ Investigar a atuação dos grandes grupos econômicos durante o regime ditatorial no brasileiro e suas continuidades até o presente. Este é o objetivo central do Coletivo Mais Verdade, que realizou ontem (27) no Salão Nobre do […]

 » Read the rest

Em 1997, a área no município de Campos dos Goytacazes (RJ) onde se localiza a ex-usina de Cambahyba, desativada em 1993 por ter ido à falência, composta por sete fazendas que totalizam 3500 hectares, foi considerada improdutiva. Mas o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), até hoje não foi capaz de realizar as desapropriações em toda a área, pois os proprietários entraram com recursos por meio do Judiciário que inviabilizaram a realização dos procedimentos administrativos desapropriatórios.

Para Fernando Moura, da coordenação do MST, “essa morosidade revela o poder dos fazendeiros. Vale lembrar que as áreas têm dívidas grandes com a União, totalizando 190 milhões de reais, além do fato de ter sido encontrado trabalhadores em condições análogas à escravidão na região”. Das sete áreas, apenas uma foi destinada à Reforma Agrária, pelo princípio de adjudicação, que consiste no pagamento da dívida por meio de transferência da propriedade. A área, de 550 hectares, deu origem ao assentamento Oziel Alves. As outras seis fazendas foram inclusas, em 2003, em um plano do governo de reestruturação produtiva das áreas: até hoje, a dívida dessas fazendas permanece e as terras continuam improdutivas.

3 comments  » Read the rest

Jovens organizados pelo movimento Levante Popular da Juventude promoveram protestos em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém e Curitiba , nesta segunda-feira (26/3) contra agentes da ditadura militar que torturaram, mataram, perseguiram militantes e pela instalação da Comissão da Verdade.

Os jovens fizeram uma ação tradicional na Argentina e no Chile chamada de “escracho”, quando são realizados protestos para denunciar a participação de agentes dos regimes autoritários em perseguições, torturas e assassinatos. No Brasil, os jovens apelidaram a ação de esculacho.

As manifestações denunciam que agentes da repressão continuam impunes, apoiam a instalação da Comissão da Verdade e exigem a apuração e a punição dos crimes cometidos durante a Ditadura Militar.

1 comment  » Read the rest

por Alan Tygel, com colaboração e fotos de Luiza Chuva Na data em que comemoramos o Dia Internacional da Luta Camponesa (17/04), foi retomado no Odeon o projeto Domingo é Dia de Cinema. A histórica sala de exibições do centro do Rio foi palco de um programa especial neste dia de lembranças tão intensas. Sob […]

1 comment  » Read the rest