Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: habitação

PDS Osvaldo de Oliveira é selecionado para edital de habitação de interesse social

 » Read the rest

Fruto das lutas do MST famílias do Assentamento Roseli Nunes inicia a construção do projeto das casas (credito habitação). Depois de seis anos de lutas, espera, e cobrança ao INCRA, as famílias assentadas vivenciam uma etapa importante na construção de um assentamento de Reforma Agrária.

O credito habitação foi liberado no ano passado, mas a construção das casas iniciou nesse ano, o valor do credito é R$ 15.000,00, sendo parte para compra dos materiais e uma porcentagem para pagar mão de obra – pedreiro, com a demora em liberar o credito e o preço alto dos materiais o valor liberado será suficiente somente para compra dos materiais, desta forma vários assentados estão construindo sua própria casa.

 » Read the rest

A comunidade Vila Autódromo, localizada na Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro, sofre novamente pressões por parte do Estado para a sua remoção. A área habitada em seus primórdios por uma comunidade de pescadores, segundo informam antigos moradores foi uma das primeiras comunidade caiçaras do Brasil, hoje consta com cerca de 1300 moradores.

Quem caminha pelas suas ruas vê nos muros das casas as marcações (pichações gastas com a insígnia “SMH” seguida de um número) que registram a tentativa de remoção da comunidade em 1993 durante o governo de César Maia. Na época, o subprefeito da região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá era ninguém menos que Eduardo Paes, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Passados cerca de 19 anos o valor do imóvel na região cresce a passos largos.

Em 2009, já na semana seguinte ao anúncio pelo Comitê Olímpico Internacional da eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpiadas 2016, registravam-se aumentos na procura por imóveis na região. Segundo dados do SECOVI-RJ (Sindicado da Habitação do Rio de Janeiro) apenas entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010 os imóveis de 1 quarto localizados na Barra da Tijuca e Jacarepaguá subiram seus valores respectivamente em 36,81% e 48,83%.

2 comments  » Read the rest

A habitação é um tema que tem movimentado os Assentados da Reforma Agrária do Médio Paraíba do Sul/RJ, onde os assentamentos estão em processo de discussão para acessar o Credito Aquisição de Material de Construção, que dá inicio a base da moradia sonhada pelas famílias Sem Terra. O Crédito “Aquisição de Materiais” também conhecido como […]

Tagged: »

2 comments  » Read the rest