Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tomate cultivado sem agrotóxico reduz os custos da produção, afirma pesquisa

quinta-feira 5 maio 2011 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

por Vivian Fernandes, da Radioagência NP, São Paulo

Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo constatou que o cultivo de tomates de forma agroecológica reduz em até 84% os custos da produção. No estudo feito pelo engenheiro agrônomo Fábio Leonardo Tomas, plantações de tomate sem agrotóxicos e aditivos químicos foram comparadas a formas de cultivo convencionais – com o uso de pesticidas e outros defensivos.

Os tomates produzidos de forma agroecológica tinham menos pragas e doenças, pois eles foram plantados em meio à floresta preservada de Mata Atlântica, que funcionou como um insumo agrícola natural. Isso dispensou o uso de agrotóxicos, que encarecem o produto final em até 70%. O custo de manutenção do pé de tomate orgânico foi de R$ 0,80. O que usou pesticidas saiu por R$ 5.

Além dos custos, Tomas também analisou a produtividade e a rentabilidade. Apesar da produtividade de tomate agroecológico ser menor do que a convencional, ele atinge preços de mercado superiores e tem custos menores, o que compensa sua produção, afirmou o pesquisador.

A região analisada foi a de Apiai, no interior de São Paulo, que tem a maior produção de tomate de mesa do país. Segundo a pesquisa, o desmatamento fez com que os produtores da região aumentassem a utilização de agrotóxicos, o que causou a contaminação de vários trabalhadores rurais.

Tagged: »

2011-05-05  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    17 maio 2011 @ 20:14

    […] Tomate cultivado sem agrotóxico reduz os custos da produção, afirma pesquisa […]

Share your thoughts

Re: Tomate cultivado sem agrotóxico reduz os custos da produção, afirma pesquisa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>