Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Trabalhadores do Hotel Bauen resistem à decisão judicial com plano de lutas

terça-feira 26 julho 2011 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

por Flávio Chedid, do SOLTEC/UFRJ

Em 2003, no centro da cidade de Buenos Aires, Argentina, dezenas de trabalhadores ocuparam e recuperaram seus postos de trabalho no Hotel Bauen, que havia falido em 2001. Construído em 1978, durante a última ditadura militar argentina, para a Copa do Mundo, o hotel recebeu vultuosos subsídios públicos para sua construção, muitos dos quais nunca foram pagos pelos antigos donos.

Há 8 anos, os cerca de 150 trabalhadores administram o empreendimento de forma autogestionária: cada cabeça, um voto. Por seu tamanho, localização e abertura para distintos movimentos sociais, que utilizam as dependências do hotel, tornou-se um importante símbolo das empresas recuperadas na Argentina.

Há duas semanas, a Corte Suprema negou o recurso que tramitava desde 2009 para tentar regularizar a propriedade da cooperativa Bauen. Com isso, os trabalhadores convocaram no dia 11 de julho uma assembleia para discutir o que fazer.

Contando com a presença de representantes de fábricas recuperadas, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, representantes do poder público e o prêmio nobel da paz Adolfo Pérez Esquivel, os trabalhadores do Hotel Bauen iniciaram o planejamento da nova resistência que precisarão empreender para seguirem trabalhando.

Foi elaborado um plano de lutas, que abarca atos públicos, estratégias de difusão, eventos culturais e a tentativa de aprovação de uma lei nacional de expropriação.

Além do benefício para os mais de 150 trabalhadores do hotel, essa luta simboliza a resistência dos trabalhadores argentinos que durante a crise de 2001 se negaram a uma postura de resignação frente às inúmeras quebras criminosas provocadas pelos donos do capital. Conseguiram muitas vitórias que muitos chamariam de impossíveis, como a recuperação de um hotel de luxo no centro nevrálgico da cidade de Buenos Aires. A conquista definitiva da expropriação da propriedade teria um significado muito importante para as mais de 200 fábricas recuperadas argentinas e para todos os movimentos sociais que lutam contra a propriedade privada dos meios de produção.

2011-07-26  »  alantygel

Talkback

  1. DIEGO
    27 julho 2011 @ 10:21

    Los trabajadores/as, de cooperativa Hotel B.A.U.E.N,
    Agradecemos o interesse e conhecimento do nosso nobre e justa luta para os trabalhadores

    AGRADECEN SU INTERES EN DIFUNDIR ESTA CAUSA TAN NOBLE Y JUSTA PARA TODOS LOS TRABAJADORES

Share your thoughts

Re: Trabalhadores do Hotel Bauen resistem à decisão judicial com plano de lutas







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>