Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Turma de serviço social: termina a primeira etapa do tempo-escola

quinta-feira 5 maio 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Nívia Silva, do MST

No dia 04 de maio se encerrou uma etapa importante do curso de serviço social, realizado na Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ). Este curso demarca uma vitória da classe trabalhadora, especialmente para o MST e movimentos do campo, pois é a 1ª turma de serviço social para assentados/as da Reforma Agrária, se tratando do primeiro curso de graduação parceria do MST, ENFF e a Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ).

A etapa do tempo presencial iniciou no dia 28/02 e finalizou dia 04 de maio. Tiveram como disciplinas nesta etapa Introdução a Economia Política, Filosofia, Introdução ao Serviço Social, Teoria Política, Teoria Sociológica e Introdução ao Trabalho Científico.

As avaliações da turma foram muito positivas. “O curso respondeu as expectativas, melhor dizendo, superou, tanto em relação ao conteúdo trabalhado, quanto aos professores, e à acolhida”, disse o educando Tardin, do PR.” Os problemas estruturais foram sendo superados no processo; houve troca de saberes e experiência entre a sociedade universitária e os militantes dos movimentos sociais. Porém, este ponto precisa avançar ainda mais. Os educandos também puderam conhecer de perto e incorporar a pauta de luta dos profissionais da educação por uma educação pública e de qualidade e conhecer a realidade do RJ.

Os sessenta educandos/as militantes do MST e de outros movimentos sociais do campo, vindos de 20 estados do Brasil neste momento estarão regressando para suas comunidades nos assentamentos e para suas atividades militantes. Na pedagogia da alternância, é o que se chama tempo comunidade, no qual levam diversas tarefas de estudo das disciplinas e farão uma inter-relação da teoria com a prática.

O retorno à segunda etapa do tempo escola, na Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ), se dará no dia 15 de agosto, onde permanecerão até do dia 09 de outubro. Será mais um momento de aprendizagens, trocas de saberes e muitos desafios.

O Curso terá a duração de cinco anos de curso em regime de alternância, ficando 8 semanas em aulas, e 3 meses em suas atividades normais.

Este curso é viabilizado pelo PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), finalmente se inicia, fruto da articulação entre MST, INCRA (executor do PRONERA) e ESS/UFRJ.

Tagged:

2011-05-05  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    5 maio 2011 @ 3:32

    […] Turma de serviço social: termina a primeira etapa do tempo-escola […]

Share your thoughts

Re: Turma de serviço social: termina a primeira etapa do tempo-escola







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>