Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

23ª medalha Chico Mendes de Resistência

terça-feira 5 abril 2011 - Filed under Notícias do Rio

O Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro homenageou, pela 23ª vez, com a Medalha Chico Mendes de Resistência, aqueles que lutam pelos direitos humanos, e pessoas e entidades que têm se destacado nas lutas de resistência em nosso país e no exterior.

A Cerimônia ocorreu no dia 01 de abril as 18h, na OAB/RJ, com a presença de diversos militantes e organizações da esquerda assim como familiares dos premiados. Foi um momento de muita mística para nossa prática militante.

Criada em 1989, a Medalha Chico Mendes de Resistência foi uma resposta à homenagem prestada naquele ano, durante o Governo Sarney, a militares e civis que participaram ativamente dos órgãos de repressão durante a ditadura (1964-1983).

Há 23 anos a Medalha Chico Mendes de Resistência é entregue em 31 de março ou 1º de abril, no sentido de marcar para a sociedade em geral, o que foi o golpe militar de 1964 e seus inúmeros efeitos que se fazem sentir ainda hoje.

Os homenageados deste ano de 2011 foram:

1) Alexandre Anderson Souza – Grupo Homens do Mar.
2) Ana do Carmo Montenegro (in memorian).
3) Áurea Elisa Valadão (in memorian).
4) Austregésilo Carrano Bueno (in memorian).
5) CEJIL – Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional.
6) Comitê Popular de Combate e Erradicação do Trabalho Escravo e Degradante no Norte Fluminense.
7) Familiares de Jovenildo dos Santos, assassinado no Morro da Coroa.
8) Juan Roger Rodriguez.
9) Lúcio Petit da Silva (in memorian).
10) Thomaz Miguel Pressburger (in memorian).

A Medalha leva o nome de Chico Mendes como uma homenagem muito especial ao seu trabalho em busca de melhores condições de vida no campo, pela conservação das nossas riquezas naturais, pela defesa de índios e seringueiros. Pelo que fez em prol da liberdade e da justiça, teve sua morte anunciada e foi assassinado há 21 anos, no Acre.

Mais de duzentas pessoas que lutam ou lutaram nos mais diferentes e múltiplos combates de resistência já receberam a homenagem. Afirmando a memória dos verdadeiros heróis do Brasil e de outros países, a medalha tem cumprido um importante papel na história: lembrar os efeitos dos horrores cometidos por governos ditatoriais, condenar aqueles que se comete até hoje, e não deixar morrer os nomes dos combatentes pela liberdade, dignidade, justiça, e contra toda forma de opressão e tortura.

Participaram da 23ª Medalha Chico Mendes de Resistência, as entidades parceiras: Centro de Atendimento a vítimas de violência – CEAV, Centro pela Justiça e Direito Internacional – CEJIL, Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia/RJ, Comitê Chico Mendes, Justiça Global, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Partido Comunista Brasileiro – PCB, Partido Socialismo e Liberdade- PSOL e e Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência.

2011-04-05  »  alantygel

Share your thoughts

Re: 23ª medalha Chico Mendes de Resistência







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>