Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: agroecologia

Unidade Pedagógica de Agroecologia Marielle Franco organizado pelo MST no acampamento Edson Nogueira em Macaé RJ realiza aula inaugural do minicurso de agroecologia 2021 neste final de semana. A aula inaugural contou com a participação das famílias acampadas no Edson Nogueira e que lutam pela efetivação da escola de agroecologia há mais de 3 anos, […]

 » Read the rest

Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira luta pela permanência das famílias e desenvolvimento sustentável agroecológico em Macaé (RJ). Julgamento no STJ começa no dia 03 de setembro de 2021.

1 comment  » Read the rest

Entre os dias 8 e 18 de setembro acontecerá a 13ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes no Rio de Janeiro, que é Patrimônio Imaterial.

 » Read the rest

PDS Osvaldo de Oliveira é selecionado para edital de habitação de interesse social

 » Read the rest

Sementes crioulas de milho e feijão são os principais cultivos nos assentamentos e acampamentos do MST no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 » Read the rest

Durante a pandemia, procura pelas cestas agroecológicas aumentou. Confira os pontos de comercialização no sudeste

 » Read the rest

A feira que já virou tradição carioca acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, e promete trazer mais de 100 toneladas de alimentos este ano. por Nívia Silva Entre os dias 05, 06 e 07 de dezembro será realizada a VIII Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, no […]

 » Read the rest

Baixar áudio Para integrante do MST número poderia ser maior, se houvesse investimento dos governos municipais. Feiras agroecológicas têm se tornado espaços de diálogo com a população sobre a produção de alimentos saudáveis. Em todo o país, existem 5.119 feiras livres em 1.176 municípios. O dado faz parte de um levantamento feito pelo Ministério do […]

Tagged: »

 » Read the rest

Aliar o conhecimento técnico da academia ao saber popular camponês. Essa é uma das motivações do Curso de Formação em Agroecologia, Agricultura de Base Ecológica e Políticas Públicas, realizado em parceria entre o MST Pará e o IFPA Castanhal. O segundo tempo escola terminou na última sexta (10), e contou com visitas a diversas experiências de agroecologia no nordeste do Pará.

Roberta Coelho, coordenadora do Núcleo de Educação e Estudos em Agroecologia (NEA), do IFPA Castanhal, explica o formato do curso:

“Em cada momento do tempo escola, a gente discute questões teóricas. E quando eles retornam para seus lotes, vão com uma tarefa de tempo comunidade. No primeiro eixo, eles apresentaram uma caracterização do seu lote: o que plantam, como fazem, qual é a relação de trabalho, quem é que faz o manejo, se o homem ou a mulher, etc. Na segunda etapa, eles farão uma discussão sobre as organizações sociais dentro dos seus assentamentos ou acampamentos, para dar subsídio aos formadores que irão trabalhar.”

Tagged: »

 » Read the rest

2014-09-23 :: alantygel // Notícias do Brasil
Ser orgânico não basta

Não é de hoje. Dos anos 1990 para cá, um grande número de brasileiros tem se dedicado cada vez mais a considerar a origem dos alimentos que consome. Os transgênicos representam preocupação constante para as populações mais bem informadas, já que têm sido alvo recorrente de ambientalistas que identificam neles elementos cancerígenos na composição. Os orgânicos, autoproclamados livres de pesticidas, herbicidas e aditivos químicos, custam bem mais caro. São embalados por um marketing de certificação verde, que inibe pequenos agricultores de produzi-los, e nada impede que sejam cultivados nos mesmos moldes das monoculturas tradicionais do agronegócio. Uma terceira categoria de alimentos, no entanto, enseja uma forma de produção aliada à justiça ambiental: os agroecológicos.

 » Read the rest