Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: campos dos goytacazes

Para o Reitor da UENF esse processo  vai envolver a participação de todas e todos, colocando a universidade a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras, fazendo cumprir a função social de uma Universidade Pública! 

 » Read the rest

Ação de solidariedade doou 200kg de alimentos da Reforma Agrária Popular no Rio de Janeiro

1 comment  » Read the rest

Interessados podem encomendar alimentos agroecológicos dos assentamentos do MST pelo WhatsApp Por Clívia MesquitaDo Brasil de Fato Os interessados em adquirir alimentos agroecológicos e livres de veneno na região norte fluminense podem contar com a inauguração da primeira Cesta de Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula em Campos dos Goytacazes (RJ), no dia 13 de novembro. […]

 » Read the rest

Fundado em 1997 após a desapropriação da Fazenda São José no município de Campos dos Goytacazes, o Assentamento Zumbi dos Palmares foi a primeira conquista do MST na região Norte do Rio de Janeiro. No último ano e meio, no entanto, o assentamento de 8,5 mil hectares, onde vivem 510 famílias, parece ter se tornado um lugar assombrado. Desde janeiro de 2013, quando foi assassinado Cícero Guedes dos Santos, coordenador do MST na região, quatro outros moradores locais já foram mortos em crimes que, em sua maior parte, restam sem punição. Alguns casos podem não ter ligação direta com a disputa de terra, mas ainda assim a situação deixa polícia, governo, ativistas dos direitos humanos e militantes do movimento sem-terra em estado de alerta frente à possibilidade de uma retomada do conflito agrário em uma região até recentemente marcada pelo mandonismo dos grandes criadores de gado e usineiros de açúcar.

 » Read the rest

No dia 26 de janeiro, completamos um ano de saudades do companheiro Cícero Guedes. Em 6 de fevereiro, será a vez de lembrarmos um ano sem companheira Regina dos Santos. Seguindo à risca a recomendação militante, não fizemos sequer um minuto de silêncio, mas sim um ano inteiro de lutas. Nas mobilizações do 8 março, […]

2 comments  » Read the rest

Companheiras e companheiros, O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tem prazer de convidar para o Encontro das Amigas e Amigos do MST na Região Norte Fluminense. O evento será no próximo dia 24 de janeiro de 2014, às 19:00h, em Campos dos Goytacazes – Avenida 28 de Março, 485. No mesmo dia 24, às […]

1 comment  » Read the rest

O Encontro Sem Terrinha do RJ ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Campos do Goytacazes e contou com a presença de aproximadamente 150 crianças de todas as regiões em que o MST atua no estado: Sul, Baixada e Norte Fluminense.

Há de 16 anos o estado do Rio de Janeiro vem realizando o Encontro Sem Terrinha, e este ano foi tratado o tema “Por Escola, Terra e Internacionalismo, Rumo ao VI Congresso do MST”.

 » Read the rest

No dia 09 de agosto ocorreu em Campos dos Goytacazes o I Seminário de Agroindustrialização dos Assentamentos do Rio de Janeiro na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Partindo do princípio que a Cooperação e a Organização são elementos fundamentais no desenvolvimento dos assentamentos de Reforma Agrária, o seminário teve como objetivo debater e estabelecer parcerias entre diversos atores nas esferas políticas, ambientais, econômicas e sociais da luta no campo em nosso estado.

Para atingir tal objetivo, o evento contou com uma diversidade de temas que contribuíram significativamente para o avanço das discussões entre os participantes, em sua maioria assentados do MST.

1 comment  » Read the rest

No final de semana de 03 e 04 de agosto de 2013, ocorreu mais uma etapa das oficinas de formação político-cultural nos acampamentos Osvaldo Oliveira, em Macaé, e Luis Maranhão, em Campos de Goytacazes. As atividades envolveram oficinas de formação política, oficinas de formação em saúde e oficinas culturais de teatro e capoeira.

Esta é mais uma atividade construída no contexto da parceria entre o Programa de Extensão Universidade Itinerante: formação político-cultural em direitos humanos voltado para comunidades rurais da baixada litorânea e região norte do estado, vinculado a Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, e o MST-RJ. Nessa a etapa o tema trabalhado foi sobre os princípios e valores organizativos do Movimento, como a terra, a luta, o trabalho, os estudos, a solidariedade e a participação.

1 comment  » Read the rest

No dia 13 de agosto ocorreu a inauguração do espaço agroecológico Cicero Guedes dos Santos, na Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Este espaço é o reconhecimento do papel desempenhado pelo militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na universidade.

Há seis anos no pátio do CCTA é realizada a feira agroecológica que tinha como seu expoente principal o militante Cicero Guedes. Lá ele vendia seus produtos, os frutos de muito trabalho dedicado a produção de alimentos saudáveis, em uma luta que teve inicio com a ocupação da Usina São João, em 1997, e nunca mais parou.

 » Read the rest