Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro realiza o XVI Encontro Estadual dos Sem Terrinha

quarta-feira 16 outubro 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Elis Carvalho, com fotos de Pablo Vergara

Por Pablo Vergara

O Encontro Sem Terrinha do RJ ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Campos do Goytacazes e contou com a presença de aproximadamente 150 crianças de todas as regiões em que o MST atua no estado: Sul, Baixada e Norte Fluminense.

Há de 16 anos o estado do Rio de Janeiro vem realizando o Encontro Sem Terrinha, e este ano foi tratado o tema “Por Escola, Terra e Internacionalismo, Rumo ao VI Congresso do MST”.

Veja as fotos do encontro

O início do encontro foi marcado por uma linda mística em solidariedade aos Cinco Cubanos que estão presos nos Estados Unidos. A Campanha pela Liberdade dos 5 foi lançada pelos Sem Terrinha este ano em Brasília durante a reunião da coordenação nacional do MST. A criançada amarrou uma fita amarela no pulso e nas árvores para dizer que, no Rio de Janeiro, os Sem Terrinha estão solidários aos Cinco Cubanos presos e exigem a liberdade de todos, com isso em um único som gritaram repetidas vezes: Liberdade aos Cinco !!!

No segundo dia, os Sem Terrinha participaram de diversas oficinas na parte da manhã, como cinema, música, desenho animado em massinha, acrobacia, teatro do oprimido, origami e pintura, e na parte da tarde todos fizeram a oficina da estética do oprimido onde foi trabalhada a bandeira do MST. Durante a noite foi feito uma grande festa, onde as crianças socializaram o que fizeram durante o dia nas oficinas e receberam muitos livros literários.

Por Pablo Vergara

O terceiro dia foi marcado pelo ato político, onde os Sem Terrinha foram até a Escola Municipal do MST, localizada no assentamento Zumbi dos Palmares, em  São Francisco de Itabapoana, exigir melhorias estruturais e pedagógicas na escola. Esta escola existe há 12 anos e não conta com espaços adequados para atender as crianças da comunidade e não pauta a Educação do Campo. Na ida dos Sem Terrinha à escola, a secretária de educação do município de São Francisco de Itabapoana, Kátia Regina, esteve presente no ato e ouviu as angústias da comunidade em relação a escola e se comprometeu em dialogar dentro das possibilidades para que possa ser pautada a Educação do Campo e que a escola de fato seja boa e atrativa como exigiu a comunidade e as crianças Sem Terrinha.

E assim foi encerrado o XVI Encontro dos Sem Terrinha, na certeza de que enquanto houver injustiças que afetam as crianças, os Sem Terrinha seguirão em luta, construindo suas identidades e lutando pelo seu direito de brincar, estudar e ter condições dignas de vida.

Por Pablo Vergara

2013-10-16  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Rio de Janeiro realiza o XVI Encontro Estadual dos Sem Terrinha







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>