Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Alunos da UENF realizam mutirão no sítio Brava Gente

terça-feira 20 agosto 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Diego Fraga

Mutirão Agroecológico no Sítio Brava Gente

No dia 13 de Julho aconteceu o primeiro mutirão agroecológico no Sítio Brava Gente, onde mora a família do Cícero Guedes, liderança do MST que foi tombado na luta no início desse ano. Com a intenção de aproximar a comunidade acadêmica, os alunos universitários e a própria sociedade na realidade dos assentados da reforma agrária, uma coisa que Cícero sempre valorizou, a iniciativa dos mutirões já teve seu segundo momento no dia 03 de Agosto.

A iniciativa tomada pelos alunos da UENF que se organizam no grupo de estudos agroecológicos AGROCRIOULO contou com a participação de dez alunos no primeiro mutirão.

– O objetivo dessas atividades é aprofundar as trocas de experiências, além de ser uma prática do grupo, visto que a UENF não libera uma área pra nós, disse David Wigg, aluno da UENF e técnico cooperado à COOPERAR.

Mutirão Agroecológico no Sítio Brava Gente

A intenção com a iniciativa é estendê-la para outras áreas de assentamento e acampamentos do MST na região. As primeiras iniciativas no sítio da família do Cícero tem uma carga simbólica muito grande, tanto por ser uma referência em agroecologia como por ser um símbolo de luta pela terra. A partir dessa experiência o grupo pretende fortalecer as relações tanto entre os próprios assentados como também entre a universidade e a realidade camponesa.

– Estamos com vontade, após o mês de setembro, desenvolver os mutirões em outros assentamentos e lotes, fortalecendo a agroecologia, o trabalho em grupo, trocas de experiências entre a universidade e os assentados e, quem sabe, uma maior união entre os assentados, informou David Wigg.

 

2013-08-20  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Alunos da UENF realizam mutirão no sítio Brava Gente







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>