Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentados em Macaé se reúnem com o Incra

segunda-feira 12 maio 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

Representantes das famílias destacaram a assistência técnica como prioridade para o desenvolvimento da produção na região

por Diego Fraga, do MST-RJ

Representantes das famílias do Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé, região Norte do Rio de Janeiro, estiveram no Incra/RJ, em meados de abril, a fim de dar continuidade às atividades de construção e consolidação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Pelo menos 12 pessoas estiveram presentes.

Membros da Direção Estadual do MST-RJ; superintendente do Incra-RJ, Gustavo Souto de Noronha, e equipe técnica do Instituto; advogada popular, Ana Tavares; diretor do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ramiro Piccolo; e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Otávio também participaram da reunião.

Pontos considerados importantes para construção do PDS do assentamento foram discutidos no dia, dentre eles, a composição de um conselho gestor para o Projeto, cuja responsabilidade inicial será a de construir um planejamento de uso da terra.

Aproximadamente 15 pessoas devem compor o conselho. Desse total, cinco podem se oriundos de institutos de ensino e pesquisa, outros cinco da sociedade civil, além de cinco do poder público. O objetivo é que o Planejamento de Uso da Terra trace a linha a ser seguida pelas famílias assentadas nas áreas do Osvaldo de Oliveira.

A assistência técnica foi outro importante tema debatido. Considerando o PDS uma proposta de assentamento diferenciado a questão da assistência técnica também ganhou dimensões diferenciadas. O foco em agroecologia foi central na conversa. Os representantes das famílias destacaram como prioridade a resolução deste ponto para o desenvolvimento da produção.

O antigo acampamento Osvaldo de Oliveira foi reconhecido como assentamento no dia 27 de fevereiro desse ano, depois que o Juiz Eduardo Aidê Bueno de Camargo assinou a imissão da posse da Fazenda Bom Jardim. Cerca de 80 famílias vivem na região.

2014-05-12  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 57 | Boletim do MST Rio
    12 maio 2014 @ 14:21

    […] Assentados em Macaé se reúnem com o Incra […]

Share your thoughts

Re: Assentados em Macaé se reúnem com o Incra







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>