Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentamentos de Campos dos Goytacazes conquistam o crédito do PRONAF

terça-feira 26 julho 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Marcelo dos Santos Ferreira e Iranilde de Oliveira Silva, da COOPERAR/RJ

Representantes dos de Assentados do Dandara dos Palmares no Banco do Brasil - Agencia São Francisco do Itabapoana/RJ, em Fevereiro de 2011

O Assentamento Dandara dos Palmares, com 21 famílias, localizado em Campos dos Goytacazes, foi criado em 2003 e somente em 2011 consegue atender a todos os requisitos para acessar o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, modalidade A destinada aos Assentados da Reforma Agrária).

Nestes nove anos o Assentamento realizou diversas lutas para ter acesso as políticas públicas, sendo estas resultado da própria conquista dos agricultores assentados. Desta forma hoje realizam mais uma conquista que é ter acesso ao PRONAF.

O processo se iniciou em Setembro de 2010, quando a COOPERAR (cooperativa que atende aos assentados no programa de Assistência Técnica- ATES) iniciou a qualificação de projetos de acordo com as demandas levantadas junto aos assentados. Com os projetos elaborados em novembro de 2010, deu-se entrada com estes na agência do Banco do Brasil de São Francisco de Itabapoana/RJ.

Apesar das famílias estarem aptas a acessar o crédito, e os projetos protocolados de acordo com as exigências burocráticas, foi necessário as famílias fazerem um acompanhamento permanente em conjunto com a COOPERAR na agência do Banco do Brasil.

O acompanhamento foi encaminhado com a COOPERAR em uma Assembléia em Fevereiro deste ano, quando as famílias decidiram ir ao Banco do Brasil em busca de repostas devido à demora, e com esta pressão as famílias foram atendidas. E somente neste momento iniciou-se a análise dos projetos, 3 meses após terem sido protocolados.

Assentamento Dandara

O PRONAF A tem como objetivo a geração de renda aos Assentados da Reforma Agrária e da Agricultura familiar como um todo. Mas o que se identifica é uma burocracia que deixa o agricultor a espera, e mesmo com assistência técnica realizando acompanhamento periódico junto as famílias e também ao banco, estas precisam ir a luta para serem atendidas e beneficiadas de seus direitos. Ainda assim, mesmo com este acompanhamento dos técnicos e das famílias, levou cerca de 9 meses para os primeiros créditos fossem liberados pelo banco. Imaginem os agricultores que não têm a assistência técnica para realizar esta mediação de projetos e burocracia com o banco financiador.

Além do assentamento Dandara dos Palmares, outros assentamentos estão acessando modalidades do PRONAF. No entanto, estes estão sendo liberados pela agência do Banco do Brasil de Campos dos Goytacazes, sendo a modalidade “PRONAF A Recuperação” para o assentamento Ilha Grande e logo em seguida se inicia o do Assentamento Zumbi dos Palmares, núcleos 2 e 3.

Ainda em 2011, outros assentamentos estarão atingindo os critérios para acessar o PRONAF, e os técnicos já iniciaram a sensibilização destas famílias tanto para prepará-las qualificando as suas demandas para os projetos produtivos, bem como para as questões burocráticas, possibilitando que estas se somem aos técnicos em um acompanhamento. É importante que as famílias tenham o domínio de todo o processo necessário para acessar as modalidades de créditos.

Tagged: » » »

2011-07-26  »  alantygel

Talkback x 2

  1. monaliza
    14 setembro 2011 @ 11:00

    quais são os critérios para asseçar o pronaf

  2. victor
    3 maio 2013 @ 14:52

    sou do dandara e tenho mto orgulhodo meu lugar.

Share your thoughts

Re: Assentamentos de Campos dos Goytacazes conquistam o crédito do PRONAF







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>