Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Brasil de Fato realiza mudanças ao completar 10 anos

quarta-feira 5 junho 2013 - Filed under Notícias do Rio

Por Eduardo Sá, 22.05.2013

 

No dia 14 de junho, o Jornal Brasil de Fato irá receber a Medalha Pedro Ernesto concedida pelo vereador Renato Cinco. O evento ocorre na ABI, às 18h, com presença de Nilton Viana, João Pedro Stédile, Silvio Tendler, Marcelo Freixo, Cláudia Santiago, Repper Fiel, entre outros. Boletim do MST RJ também será homenageado.
bf no rio

O semanário Brasil de Fato vai terminar 2013 de cara nova, após completar dez anos no último mês de janeiro. Mudança no projeto gráfico para a edição nacional e edições regionais em formato tabloide (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília) são algumas das novidades, além do aumento da tiragem e a distribuição gratuita. Os cariocas foram premiados com a primeira edição regional no último 1º de maio, dia do trabalhador, durante as manifestações que ocorreram nas ruas da cidade.

Houve um balanço sobre a trajetória do jornal junto às forças sociais que lhes dão sustentação financeira e política, sobretudo os movimentos e sindicatos, e foi avaliado que apesar das vitórias e da resistência é preciso avançar mais, explicou Nilton Viana, editor do veículo. Segundo ele, o objetivo é tentar chegar mais próximo à classe trabalhadora, com edições massivas de linguagem mais simples e enfoque mais direto.

“Vivemos um momento extremamente delicado no país com avanço tecnológico nas comunicações, mas as elites continuam com o monopólio. Avaliamos que precisamos interferir mais na conjuntura. É um governo contraditório, com políticas progressistas, que não rompeu com esse modelo. É um momento propício, com respaldo dos movimentos sindical e social. Com esses novos desafios vamos tentar fazer com que o Brasil de Fato seja efetivamente um veículo de comunicação que consiga definitivamente influenciar a opinião pública e, assim, elevar o nível de consciência da classe trabalhadora para que façamos as mudanças estruturais tão necessárias que o país precisa”, afirmou o jornalista.

As edições regionais do Brasil de Fato serão semanais, em formato tabloide, distribuídas gratuitamente nos centros de aglomeração de trabalhadores, como metrô, central de ônibus, trens, universidades e nas aglomerações da juventude trabalhadora das grandes cidades. A expectativa é que seja ampliada para outras capitais, contando também com o apoio, através de anúncios, de prefeituras progressistas. Alguns jornalistas foram contratados, mas o projeto continua sustentado pelo apoio de colaboradores e dos movimentos.

 

Vivian Virissimo, correspondente do BF no Rio de Janeiro, com a primeira edição carioca do jornal ao fundo. Foto: Arquivo pessoal.

Vivian Virissimo, correspondente do BF no Rio de Janeiro, com a primeira edição carioca do jornal ao fundo. Foto: Arquivo pessoal.

De acordo com Vivian Virissimo, correspondente do jornal no Rio de Janeiro, a publicação será distribuída gratuitamente nas estações de barcas, metrô e trens da Supervia, além de escolas, universidades e espaços de ampla circulação. A edição regional do Brasil de Fato, segundo ela, vai disputar hegemonia com os veículos tradicionais de comunicação cariocas.

“Com 100 mil exemplares por semana, vamos disputar a atenção dos trabalhadores (as) que estão se deslocando de casa para o trabalho e receberão o jornal de graça. Nossa intenção será abordar o cotidiano sempre com uma visão popular dos fatos. Nos dias de distribuição, quinta e sexta-feira, será uma das maiores tiragens da cidade. Isso é um feito muito significativo para a comunicação popular, que antes ficava muito restrita. Ao dialogarmos com grandes parcelas da população, em curto e médio prazo, poderemos trazer avanços em diversas lutas dos trabalhadores e dos movimentos sociais”, afirma a jornalista.

A edição mineira foi lançada no último dia 04, em Belo Horizonte, durante o Encontro Estadual de Formadores do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz. Cerca de 700 pessoas receberam com entusiasmo a nova edição estadual, ressaltando a importância da iniciativa devido ao grande controle do governo estadual sobre a mídia comercial. Em seu editoral é destacada a “ousadia” e “coragem” do novo projeto, “um grito de liberdade”, e que o povo mineiro sonhava há muito tempo com um veículo de comunicação comprometido com uma visão popular de Minas, do Brasil e do Mundo.

Histórico do Brasil de Fato

O Brasil de Fato nasceu em 25 de janeiro de 2003, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. As primeiras edições de 4 páginas foram experimentadas como encarte no jornal Sem Terra, do MST, com 2 milhões de exemplares distribuídos nos grandes centros para divulgar a luta dos trabalhadores e suas versões contadas por eles mesmos. Algumas edições especiais com temas específicos circularam nesse período.

O semanário cresceu com apoio das forças sociais, como as pastorais sociais, a Via Campesina e os sindicatos. Por isso, é uma publicação essencialmente popular. Sua principal dificuldade continua sendo financeira. No início houve uma campanha que arrecadou R$ 400 mil para rodar as primeiras edições em todo o Brasil, com tiragem de 100 mil exemplares. Nessa trajetória foram realizadas campanhas de assinaturas e doações entre a militância, além de debates para dar visibilidade à iniciativa e suscitar o debate público, que resultou na auto sustentação do projeto. Com a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder o jornal adequou seu projeto gráfico, editorial e político, e conseguiu sanar todas as suas dívidas.

Antes da atual reforma, circulava com tiragem de 50 mil exemplares (16 páginas coloridas tamanho standard). Reúne jornalistas, intelectuais, lideranças sociais do Brasil e do mundo. Entende, de acordo com o seu editor, que a democratização da mídia é fundamental na luta por uma sociedade mais justa e fraterna, daí sua contribuição no debate de ideias e na análise de fatos do ponto de vista da necessidade mudanças sociais em nosso país.

Tagged:

2013-06-05  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 49 | Boletim do MST Rio
    5 junho 2013 @ 1:06

    […] Brasil de Fato realiza mudanças ao completar 10 anos […]

Share your thoughts

Re: Brasil de Fato realiza mudanças ao completar 10 anos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>