Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Camponeses das Américas organizam congresso no Equador

terça-feira 26 outubro 2010 - Filed under Sem categoria

3 de setembro de 2010

A articulação dos movimentos camponeses e indígenas do continente americano e a luta e incidência política foram os objetivos que permearam o 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC), aconteceu entre 8 e 16 de outubro, na cidade de Quito, no Equador.

A CLOC nasceu em 1994, a partir de um encontro entre 84 organizações, de 18 países da América Latina e Caribe, nos marcos da ‘Campanha Continental 500 anos de Resistência Indígena, Negra e Popular’. Essa articulação teve como eixo central dar unidade aos movimentos sociais camponeses e indígenas contra o impacto das políticas neoliberais implementadas em nosso continente, levando ao saque de nossos bens naturais, as privatizações e a miséria, por meio de políticas que priorizavam o capital internacional e retiravam dos povos sua soberania.

Os fortes impactos do neoliberalismo ainda permanecem. O capital financeiro internacional e as transnacionais ainda encontram um imenso tesouro de terras, água, minérios e riquezas para expropriar, através do agronegócio e de seus projetos de integração. Superar o projeto do capital e construir a soberania dos povos latino-americanos são desafios importantes colocados para os movimentos sociais do campo, para a CLOC e a Via Campesina neste processo de rearticulação continental. O 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) e da Via Campesina na América Latina, contou com a presença de 84 organizações campesinas de 18 países, com um total de 1200 delegados.

Para Luis Alberto Andrango, secretário-operativo da CLOC-Via Campesina, linhas e temas fundamentais são debatidas no congresso como o contexto social e político da América Latina, que proporcionou transformações positivas no continente nos últimos anos a Reforma Agrária, a mudança climática na perspectiva dos movimentos camponeses e o saque dos territórios promovido pelas transnacionais. “É fundamental, neste momento, a formulação de uma proposta pelas organizações e uma discussão profunda do modelo de desenvolvimento dos povos. Além disso, outro elemento importante é a necessidade de debate sobre o rol de governos progressistas e populares e de esquerda e o papel das comunidades no continente.”

O 5º Congresso da CLOC–Via Campesina também se propõe a discutir mecanismo de integração com a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), com a perspectiva da construção de uma sociedade socialista.

“Contra o Capital e o Império, Pela Terra e a Soberania de Nossos Povos, América Luta!”

Leia notícias do 5º Congresso da CLOC e Acesse a página do 5º Congresso da CLOC

Tagged: »

2010-10-26  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    27 outubro 2010 @ 1:24

    […] Leia mais […]

Share your thoughts

Re: Camponeses das Américas organizam congresso no Equador







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>