Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Cantinho da Saúde garante atendimento aos participantes da Cúpula dos Povos

terça-feira 26 junho 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

Tenda da Saúde da Via Campesina atendeu 1150 pessoas no acampamento montado no Sambódromo durante a Cúpula dos Povos.

por Neusa Buffon (coordenação nacional Setor de Saúde MST) e Ivi Tavares (coordenação do Setor de Saúde do MST RJ)

Durante a Cúpula dos Povos foi idealizado um espaço de cuidado em saúde para os 3000 representantes da Via Campesina que estavam alojados no Sambódromo, no Rio de Janeiro. No mesmo local, outras 7000 pessoas de outros movimentos sociais como os indígenas, movimento estudantil, movimento negro e outros também acampavam. A organização do espaço “Cantinho da Saúde” se iniciou no dia 16/06, sendo este montado com alguns materiais e equipamentos comprados pelo movimento e outros doados pelo Programa de Práticas Integrativas da prefeitura do RJ.

O espaço foi composto por vários ambientes: recepção, sala dos medicamentos, sala de curativos, sala de massagem e acupuntura, espaço para repouso e um local para a alimentação da equipe e das pessoas que necessitavam de dieta diferenciada. O trabalho foi iniciado com poucas pessoas, mas com a chegada das delegações no dia 17, o número de cuidadores e cuidadoras  chegou a 36, entre eles 4 médicos militantes.

Além da alopatia convencional, o Cantinho da Saúde priorizou práticas tradicionais de saúde e cuidado, como fitoterapia, homeopatia, florais, massagem, acupuntura, moxabustão, auriculoterapia, reflexologia, radiestesia, limpeza de ouvido e Reiki.

O trabalho foi centrado primeiramente nas orientações de prevenção e promoção da saúde e o tratamento das doenças foi basicamente com as terapias complementares, utilizando a alopatia em situações mais graves ou emergentes.

A maioria dos problemas esteve ligado a alimentação, pelos atrasos na entrega e a falta de higiene no preparo. A equipe de saúde teve inclusive que intervir no local onde estavam sendo preparados os alimentos, e o contrato com um dos fornecedores de marmita foi rompido.

A rotina intensa de marchas e caminhadas também impactou os militantes, provocando dores musculares, machucados inflamados e pequenos acidentes. Além disso, o frio provocou ocorrências de dor de garganta, dor de cabeça e até pneumonia. E os grandes vilões da saúde pública como pressão alta e casos suspeitos de dengue também foram atendidos. Quatro pessoas foram encaminhadas para a emergência de hospitais da rede pública.

No final da Cúpula, foram contabilizados 1150 atendimentos no Cantinho da Saúde.  O local serviu não só para a Via Campesina, mas foi uma referência para os cerca de 11 mil alojados no local.

O Cantinho foi um espaço de troca de conhecimento e aprendizagem coletiva das mais diversas terapias, de companheirismo, solidariedade e trabalho em equipe. Todos trocaram experiências e aprenderam muito. O espaço provou que é possível cuidar da saúde de forma diferente da medicina tradicional e que as terapias podem se complementar  e dar conta de cuidar dos problemas em vários níveis de adoecimento.

Segundo a militante da Via Campesina Fernanda Jatobá, o mais importante foi o carinho: “Passei mal em um dos dias, e mais do que os remédios e tratamentos, o que me recuperou do mal-estar foi o carinho e atenção da equipe. Fizeram com que eu descansasse, e até me deixaram longe do celular!”

2012-06-26  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim Cúpula dos Povos 2 | Boletim do MST Rio
    27 junho 2012 @ 0:00

    […] Leia mais… […]

Share your thoughts

Re: Cantinho da Saúde garante atendimento aos participantes da Cúpula dos Povos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>