Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Curso de Formação de Educadoras e Educadores Infantis para as áreas de Reforma Agrária

quarta-feira 23 julho 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

boletim I

por Bia Carvalho, do Setor de Educação do MST

O curso de formação para educadores infantis nasce da necessidade de termos educadores comprometidos e com habilidades pedagógicas para atuar nas cirandas infantis dos cursos dos Movimentos Sociais e nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária.

Temos clareza que a criança do campo não pode ser um impeditivo para pais e mães estudarem, sendo assim, há uma necessidade de organizar espaços pedagógicos para que os valores das crianças sejam respeitados, potencializando a cultura do campo, bem como os valores que possibilitam a emancipação das crianças, rumo a construção da sociedade que almejamos.

brincando de brincar

O curso de educadoras e educadores Infantis foi realizado nos dias 07 a 12 de julho, na localidade de Piranema, próximo ao assentamento Terra Prometida, no município de Duque de Caxias. O curso contou com a participação de 11 educandos e 4 membros da CPP (Coordenação Político Pedagógica).

Tivemos a presença da CPT, do MST e da FETAG no curso. Os assessores gostaram muito de contribuir com o curso e podemos contar com novas possibilidades.

IMG_6399

No final do curso, houve alguns encaminhamentos. O primeiro foi o de constituir um coletivo de educadores infantis do campo, no intuito de continuar refletindo e estudando sobre a infância, à luz das práticas nas cirandas infantis dos cursos e atividades de lutas. Além disso, todas as educadoras se disponibilizaram a participar do próximo Encontro Sem Terrinha, que acontecerá em Cabo Frio, em novembro. Finalmente, conclui-se que o curso por si só não dá conta de todo o processo da formação, o que vai requerer a continuidade de nosso acompanhamento durante a prática da realização das cirandas infantis.
IMG_6644

2014-07-23  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 58 | Boletim do MST Rio
    23 julho 2014 @ 10:53

    […] Curso de Formação de Educadoras e Educadores Infantis para as áreas de Reforma Agrária […]

Share your thoughts

Re: Curso de Formação de Educadoras e Educadores Infantis para as áreas de Reforma Agrária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>