Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Estudantes da Fiocruz visitam assentamento do MST

quinta-feira 14 junho 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Marcello Coutinho, Paulo César de Castro, da EPSJV/Fiocruz, e Ivi Tavares, do setor Saúde do MST RJ

No dia 4 de maio, os alunos do Curso Técnico de Gerência em Saúde, da Escola Politécnica da Fiocruz (EPSJV), tiveram uma aula diferente. O assunto abordado foi Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, na disciplina Trabalho Integrado, Participação Social e Saúde. Na ocasião, os estudantes puderam refletir sobre o processo histórico que deu origem ao MST, culminando com a reflexão sobre a questão da reforma agrária no Brasil e sua relação com a saúde.

Duas semanas após a aula, os mesmos alunos fizeram uma visita ao assentamento Roseli Nunes. Esta atividade pedagógica visou dar oportunidade aos alunos de terem contato direto com as famílias assentadas e a realidade do assentamento. Deste modo, puderam dialogar com alguns assentados sobre a realidade de vida dos mesmos, conhecer suas criações animais e cultivos agroecológicos diversos como o milho, aipim e cana-de-açúcar. Além disso, puderam almoçar no próprio assentamento e caminhar pela área. Ao final, assistiram a mística referente ao nome do assentamento e saborearam um lanche preparado especialmente para eles.

Tagged: » »

2012-06-14  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim38 | Boletim do MST Rio
    18 junho 2012 @ 23:17

    […] Estudantes da Fiocruz visitam assentamento do MST […]

Share your thoughts

Re: Estudantes da Fiocruz visitam assentamento do MST







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>