Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Lutadora Dorcelina Folador é homenageada na Escola de Militantes do MST RJ

terça-feira 20 novembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Nivia Silva, do Setor de Formação

Curso tem como objetivo a formação política de militantes | Foto: Nivia Silva

A IV turma da Escola Estadual de Militantes do MST RJ iniciou sua segunda etapa no dia 12 de novembro no acampamento Claudia Néia, no Município de Campos dos Goytacazes, e finalizará a etapa com a formatura da turma no dia 24/11. A turma conta com 18 educandos/as de acampamentos e assentamentos do estado do Rio de Janeiro.

Esta etapa tem sido marcada por muita mística, pois foi denifido o nome da turma, homenageando a grande lutadora Dorcelina Folador, professora, poeta, militante do MST no estado do Paraná, assassinada em 30 de outubro de 1999.

Também realizaram uma noite cultural com participação da comunidade acampada trazendo a luta dos negros e sua cultura, lembrando o dia Consciência Negra. Nessa etapa também tiveram debates sobre a Questão agrária, Como Funciona a Sociedade, Prática militantes: vícios, desvios e valores militantes, Educação do campo, além de outros espaços educativos que fazem parte da proposta pedagógica.

Este curso tem como objetivo a formação política de coordenadores/as das áreas de acampamento e assentamento, coordenadores dos setores nas regiões, contribuindo na formação de militantes e na organicidade do MST.

Tem uma proposta pedagógica diferenciada, pois os educandos/as permanecem um tempo estudando e vivenciando a prática militante. Por isso os tempos educativos possuem diversas dimensões pedagógicas que contribuem para a formação do sujeito na sua totalidade: o estudo, o trabalho, a organicidade e relações humanas. Os educandos/as passam a autogestionar o curso exercitando a organicidade com debate e decisões coletivas na coordenação geral, nos núcleos de base e nas equipes.

A turma tem demonstrado um crescimento político muito grande, e isto será de grande contribuição para cada assentamento e acampamento na qual fazem parte, e de todo movimento, pois o MST somos todos nós.

Etapa marcada por mística e homenagem à Dorcelina Folador | Foto: Nivia Silva

Turma tem demonstrado um crescimento político muito grande | Foto: Nivia Silva

2012-11-20  »  vivian

Talkback x 3

  1. Boletim 43 | Boletim do MST Rio
    21 novembro 2012 @ 0:12

    […] Lutadora Dorcelina Folador é homenageada na Escola de Militantes do MST RJ […]

  2. marilourdes fortuna
    23 novembro 2012 @ 13:21

    Nada mais justo que a colocação do nome De Luiz Maranhão como homenageado pelo MST. Eu tive a honra de conhece-lo e jamis em minha vida ví alguém tão íntegro, coerente com a ideologia que acredita e praticava na íntegra. Deu a vida pela causa e foi morto nos porões da Ditadura, sendo que até hoje não sabemos onde colocaram seu cadáver. Parabéns ao MST pela brilhante idéia.
    Companheiro Luiz Maranhão ,Presente Sempre!

  3. Áurea Andréa
    25 novembro 2012 @ 18:18

    Aprendi muito nesse curso de formação!
    Obrigada a todos os educadores!

Share your thoughts

Re: Lutadora Dorcelina Folador é homenageada na Escola de Militantes do MST RJ







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>