Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST-RJ participa de mobilizações no 11 de julho

quarta-feira 24 julho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

MST e SindipetroNF fecham BR em Macaé

Foto: Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Durante a manifestação do dia 11 de julho no Rio de Janeiro, a comunicadora popular Gilka Resende entrevistou Marcelo Durão, da coordenação nacional do MST, sobre o momento vivido no país. Mesmo com bombas sendo atiradas pela polícia, o dirigente deu um panorama da atuação do movimento na atual conjuntura.

Para Durão, o momento vivido no Rio de Janeiro e no Brasil é único: “O debate sobre a política, a diversidade das discussões, a politização, isso é muito importante, e muito bom que esteja acontecendo agora. O povo está se apropriando do debate político, o que não acontecia há muito tempo, a despolitização estava geral.”

Ele explicou ainda a participação dos militantes do MST nos atos do dia 11: “Nosso povo está na rua desde as 6 da manhã, já paramos estradas hoje. Na região sul, a gente se juntou as mobilizações em Volta Redonda e Barra Mansa, junto aos trabalhadores da CSN. O pessoal da baixada veio para o ato daqui, junto com a turma de graduação que temos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os assentados e assentadas da região norte se juntaram a uma mobilização em Campos, e quando vinham para cá à tarde a polícia impediu que os ônibus viessem, então ficaram presos na estrada. Em macaé, desde 6:00 o pessoal que está aqui barrou a entrada de Rio das Ostras e Macaé, junto ao pessoal do SindiPetro Caxias, de 6 às 10:00h.”

Marcelo Durão finalizou analisando a diferença do protesto do dia 11 de julho, e a união entre trabalhadores do campo e da cidade: “Hoje, a pauta dos trabalhadores está vindo concretamente às ruas. Antes tínhamos a pauta da mobilidade urbana, puxada pelo movimento estudantil, e agora os trabalhadores vieram com suas pautas, como a desmilitarização, reforma agraria, redução da jornada, contra a terceirização, etc. Essa diversidade na unidade está muito bonita, muito boa. As presença de todas as bandeiras está muito bonita. A pauta da reforma agrária está mais do que amarelada, assim como as pautas dos trabalhadores da cidade. Essas mobilizações em conjunto servem para ver se ao menos assim somos ouvidos pelo governo.”

Tagged:

2013-07-24  »  alantygel

Share your thoughts

Re: MST-RJ participa de mobilizações no 11 de julho







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>