Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Rádio Comunitária Santa Marta é fechada pela Polícia Federal e ANATEL

quinta-feira 5 maio 2011 - Filed under Notícias do Rio

por Alan Tygel, com fotos de Dorlene Meireles

Na manhã do dia 3 de maio, a Rádio Comunitária Santa Marta foi fechada por agentes da Polícia Federal e da ANATEL. Sem mandato algum, os agentes levaram o transmissor FM alegando que a rádio não estaria legalizada. Emerson Fiell e Antonio Peixe foram levados para depor, e liberados em seguida. A rádio segue transmitindo pela internet: http://www.radiosantamarta.com.br/.

No ar há oito meses, a Rádio Santa Marta já havia caído no gosto dos moradores. Com uma programação aberta e democrática, deu voz ao povo da “favela modelo” do Rio de Janeiro. Enquanto a grande imprensa glorificava o governador Sérgio Cabral pela dita “pacificação”, os olhares internos transmitidos pela 103,3 FM nem sempre iam neste sentido. As remoções no pico, as casas de madeira, as valas abertas, a falta d’água, os abusos da Cedae e da Light, tudo o que não existe na favela fantasiada pelo Globo, é mostrado de dentro dos estúdios da Rádio Santa Marta.

No dia seguinte ao confisco do transmissor, a rádio organizou um programa aberto na entrada do morro, em frente à primeira estação do plano inclinado. Lá foi feita uma panfletagem e coleta de assinaturas pela volta da da transmissão por rádio-frequência. Assine você também: http://www.PetitionOnline.com/radiostm/ .

O fechamento é apenas mais um capítulo da saga pela criminalização da rádio comunitária. Temos que lutar pelo nosso direito à liberdade de imprensa. Direito aliás, que nos foi tirado justamente no dia Mundial pela Liberdade de Imprensa.

Veja mais informações em: http://www.radiosantamarta.com.br/.

2011-05-05  »  alantygel

Talkback x 2

  1. | MST Rio
    5 maio 2011 @ 3:33

    […] Rádio Comunitária Santa Marta é fechada pela Polícia Federal e ANATEL […]

  2. Rádio Santa Marta é fundada e pode voltar a fucionar em breve | MST Rio
    31 maio 2011 @ 23:36

    […] na história do Morro Santa Marta. Oito meses depois de entrar em funcionamento, e um mês após o fechamento pela polícia, a Rádio Comunitária Santa Marta foi oficialmente fundada. Em uma assembleia com a participação […]

Share your thoughts

Re: Rádio Comunitária Santa Marta é fechada pela Polícia Federal e ANATEL







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>