Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: alerj

No dia 28 de outubro de 1924, Luiz Carlos Prestes participava dos levantes no Rio Grande do Sul que deram início à Marcha da Coluna Prestes, também conhecida como Coluna Invicta. Pela primeira vez na história do Brasil, um movimento com participação popular, dirigido contra o poder do Estado, não foi derrotado.

“Foi um movimento revolucionário que as classes dominantes brasileiras sempre tentaram silenciar, inclusive porque o Prestes se tornou a liderança mais importante”, comentou Anita Leocadia Prestes, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

Tagged:

1 comment  » Read the rest

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSol), irá propor, através de indicação legislativa, a criação de uma delegacia de homicídios no município de Campos dos Goytacazes, para a investigação dos crimes relacionados à disputa agrária na região. A proposta foi anunciada nesta segunda-feira (17/06), durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, para debater a violência no campo. “Queremos uma política de segurança em uma cidade que não é só de vida urbana. Temos aqui um histórico de conflitos no campo muito grande. Esse ano, tivemos dois brutais assassinatos por conta de problemas agrários, disputa de terra, venda de lotes e presença muito forte do latifúndio. Queremos a criação de uma delegacia de homicídios, que, certamente, vai ajudar nos conflitos”, anunciou Freixo.

 » Read the rest