Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: dia do meio ambiente

Celebrado no dia 5 junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um importante momento para refletirmos sobre os impactos da ação humana sobre a natureza. Neste ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) chamou a atenção da data para discutir a questão do desperdício de alimentos no mundo.

Para debater os danos causados ao meio ambiente e pensar formas de preservação, a Radioagência NP entrevistou o coordenador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Cléber Folgado. Ele afirma que é preciso repensar o próprio modelo de produção agrícola adotado a nível mundial, e ressalta que um dos “grandes vilões em relação à situação que se encontra o meio ambiente é o agronegócio”.

Tagged: » »

 » Read the rest

O ambiente elitista e higiênico do aeroporto Santos Dumont ganhou um toque popular no dia do Meio Ambiente. Cerca de 300 manifestantes, que já haviam feito um ato em frente ao Inea pela tarde, foram ao aeroporto dizer não à mercantilização da vida. Entre os movimentos presentes, estava o Sindicato dos Aeroviários, que denunciou a privatização dos aeroportos mais lucrativos do Brasil às vésperas dos mega-eventos do Rio de Janeiro.

1 comment  » Read the rest

Um ato em frente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 200 pessoas. Os manifestantes levaram um boneco de Carlos Minc com nomes de “empreendimentos que prejudicam a natureza e as populações”. As marcas foram coladas no colete, tradicional vestimenta do secretário do Ambiente. No final do protesto a alegoria, que exibia os símbolos de empresas como EBX e Chevron, foi enforcada.

Minc foi acusado de conceder licenças ambientais por pressões econômicas. Jacir do Nascimento, do bairro carioca Santa Cruz, denunciou os impactos na saúde dos moradores do entorno da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA). Ele disse ainda que mais de 8 mil pescadores deixaram de trabalhar na região desde a chegada da empresa.

1 comment  » Read the rest