Acampamento de Macaé realiza formação política
quarta-feira 11 julho 2012 - Filed under Notícias do MST Rio
por Jéssica Oliveira Monteiro*
O projeto de extensão “Assessoria em questões de cidadania a movimentos sociais e populares: parcerias inter-universidades para a gestação de processos de formação política e humana para militantes sociais”, está realizando em parceria com o MST, um curso básico de formação política com o acampamento do MST Osvaldo de Oliveira, em Macaé. O projeto de extensão em questão tem sua gênese no princípio do ano de 2010 e atua na Universidade Federal Fluminense/Polo Universitário de Rio das Ostras. Em 2011 passou a integrar um programa de extensão, chamado “Assessoria interdisciplinar em saúde e cidadania a movimentos sociais e populares”, constituindo uma perspectiva interdisciplinar – que envolve nesse momento os cursos de Serviço Social e Enfermagem – no trabalho com os movimentos sociais da região.
Os encontros estão acontecendo quinzenalmente. Já aconteceram três deles no espaço da Universidade. Porém, a proposta é extrapolar os muros da Universidade, com atividades de formação no acampamento. Acreditamos que a unidade teoria-prática é fundamental para construção de conhecimento qualificado, crítico e emancipado. Por isso, no desenrolar dos cursos construiremos juntos, atividades práticas no acampamento, principalmente envolvendo a agroecologia.
Entendemos o estudo como um princípio organizativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Para que os sujeitos tenham condições de propor e intervir concretamente na realidade, é fundamental a interpretação adequada da mesma. O projeto privilegia esse espaço de formação como aspecto central para o enfrentamento e avanço na luta de classes. Nesse processo, construímos conhecimento coletivamente, ou seja, aprendemos mais ou tanto quanto ensinamos. Socializar o conhecimento produzido na Universidade se traduz na realização de sua função social e acreditamos que é nosso dever contribuir para os processos de formação dos trabalhadores de forma crítica, pois são quem de fato financia toda essa estrutura e na maioria das vezes não têm acesso e o conhecimento produzido acaba aquecendo as engrenagens do capital.
Para finalizar, apostamos que o processo de formação também é muito importante para a construção de uma nova cultura, novos valores, ou seja, no presente, construirmos ensaios de uma nova sociedade, com outras relações sociais e outras relações com a natureza.
* Aluna do curso de Serviço Social UFF/PURO – 7o período Bolsista do projeto de extensão Assessoria em questões de cidadania a movimentos sociais e populares: parcerias inter-universidades para a gestação de processos de formação política e humana para militantes sociais
2012-07-11 » alantygel
11 julho 2012 @ 16:43
[…] Acampamento de Macaé realiza formação política […]
7 agosto 2012 @ 17:05
Jéssica,
parabéns pela iniciativa.