Assentados em Macaé se reúnem com o Incra
segunda-feira 12 maio 2014 - Filed under Notícias do MST Rio
Representantes das famílias destacaram a assistência técnica como prioridade para o desenvolvimento da produção na região
por Diego Fraga, do MST-RJ
Representantes das famílias do Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé, região Norte do Rio de Janeiro, estiveram no Incra/RJ, em meados de abril, a fim de dar continuidade às atividades de construção e consolidação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Pelo menos 12 pessoas estiveram presentes.
Membros da Direção Estadual do MST-RJ; superintendente do Incra-RJ, Gustavo Souto de Noronha, e equipe técnica do Instituto; advogada popular, Ana Tavares; diretor do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ramiro Piccolo; e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Otávio também participaram da reunião.
Pontos considerados importantes para construção do PDS do assentamento foram discutidos no dia, dentre eles, a composição de um conselho gestor para o Projeto, cuja responsabilidade inicial será a de construir um planejamento de uso da terra.
Aproximadamente 15 pessoas devem compor o conselho. Desse total, cinco podem se oriundos de institutos de ensino e pesquisa, outros cinco da sociedade civil, além de cinco do poder público. O objetivo é que o Planejamento de Uso da Terra trace a linha a ser seguida pelas famílias assentadas nas áreas do Osvaldo de Oliveira.
A assistência técnica foi outro importante tema debatido. Considerando o PDS uma proposta de assentamento diferenciado a questão da assistência técnica também ganhou dimensões diferenciadas. O foco em agroecologia foi central na conversa. Os representantes das famílias destacaram como prioridade a resolução deste ponto para o desenvolvimento da produção.
O antigo acampamento Osvaldo de Oliveira foi reconhecido como assentamento no dia 27 de fevereiro desse ano, depois que o Juiz Eduardo Aidê Bueno de Camargo assinou a imissão da posse da Fazenda Bom Jardim. Cerca de 80 famílias vivem na região.
2014-05-12 » alantygel
12 maio 2014 @ 14:21
[…] Assentados em Macaé se reúnem com o Incra […]