Assentamento Campo Alegre receberá o Observatório Camponês
quinta-feira 14 junho 2012 - Filed under Notícias do MST Rio
O projeto é uma parceria entre o MST e o Coletivo Tatuzaroio
O Assentamento Campo Alegre, localizado no município fluminense de Nova Iguaçu, foi o local escolhido para abrigar o projeto Observatório Camponês, vencedor do edital de Cultura Digital da Secretaria de Cultura (SEC) do Rio de Janeiro. Fruto da parceira entre o Coletivo Tatuzaroio Comunicação e Cultura, da cidade do Rio, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o projeto construirá uma plataforma digital livre, utilizando de softwares livres, numa perspectiva colaborativa e que pretende contribuir para democratização da comunicação.
Não se trata de promover a extensão de pensamentos da cidade para o campo, nem tampouco capacitar qualquer uma das partes, o Observatório Camponês busca criar um diálogo crítico com o objetivo de construir sujeitos que se apropriem das novas tecnologias para difundir suas vivências, ajudando a descentralizar a produção de comunicação. Durante seis meses quatro oficinas farão parte das atividades: produção de audiovisual, oficina de fotografia, leitura crítica da mídia e produção textual.
Reunidos no último dia 20 de maio no assentamento Campo Alegre, MST e Tatuzaroio começaram a definir os próximos passos do projeto. “Esse encontro serviu para definirmos onde serão as instalações do tele-centro e fazer um primeiro contato entre os grupos no próprio assentamento”, afirma Sebástian Soto, um dos oficineiros do Observatório.
Aguardando ainda a liberação dos recursos da SEC, o projeto terá início no segundo semestre de 2012.
2012-06-14 » alantygel
11 julho 2012 @ 15:58
[…] Assentamento Campo Alegre receberá o Observatório Camponês […]