Ato de solidariedade à Venezuela no Rio de Janeiro
quarta-feira 9 fevereiro 2011 - Filed under Notícias do Rio
Mais de 200 pessoas estiveram presentes no ato em comemoração a 12 anos da Revolução Bolivariana da Venezuela, que ocorreu no Instituto Brasil Argentina, pertencente ao Consulado Geral da República Argentina, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (2/12).
O ato contou com a participação de diversos diplomatas, além de partidos políticos, movimentos sociais e estudantis, entidades da sociedade civil e militantes sociais.
O economista Luciano Wexell, autor do livro “A luta pelo petróleo e pela emancipação”, apresentou importantes elementos sobre os avanços da revolução bolivariana na Venezuela.
Por exemplo, nas áreas de educação e saúde, o processo de participação popular e as iniciativas de estruturação econômica, como a produção de alimentos.
Ele destacou ainda a importância da transferência dos recursos do petróleo para os gastos sociais, como um processo de distribuição da maior riqueza natural venezuelana com toda a população.
Em seguida, foi lido o Manifesto Continental de apoio ao processo Bolivariano da Venezuela, em nome de todas as entidades, partidos e movimentos sociais signatários.
Após a leitura, o documento foi entregue ao cônsul da Venezuela Edgar Alberto Gonzalez Marin, como forma de demonstrar a solidariedade internacionalista dos militantes sociais brasileiros aos processos populares em curso no continente.
Para encerrar o ato, foi projeto o filme “Ao Sul da Fronteira”, de Oliver Stone, sobre o processo bolivariano e o Governo do Presidente Hugo Chávez, o qual foi aplaudido diversas vezes.
2011-02-09 » alantygel