MST realiza ato pela reforma agrária e contra os agrotóxicos nas escadarias da ALERJ
quarta-feira 20 abril 2011 - Filed under Notícias do MST Rio
por Leandro Uchoas, com informações do Boletim MST-RJ e fotos de Henrique Fornazin
Após a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao MST, os militantes do movimento dos Sem-Terra fizeram um bonito ato em frente à escadaria da Alerj. Faixas eram carregadas lembrando o Massacre de Eldorado dos Carajás e a urgência de se fazer Reforma Agrária. O ato marcou ainda o lançamento da Campanha Contra os Agrotóxicos, alertou para a luta contra as mudanças no código florestal.
Dezenas de Sem Terra seguravam cruzes, em respeito aos milhares de mortos na luta por terra. “O Brasil é o único país do mundo que ainda não passou por um processo sério de Reforma Agrária”, lembrou Renato Prata, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD).
Estela Santos, do Comitê de Solidariedade a Luta do Povo Palestino, lembrou da “Feira da Morte” – feira de armamento militar que se realizará essa semana no Rio de Janeiro –, associando-a à criminalização dos movimentos sociais. Por isso, mais do que lembrar o massacre de Carajás, o ato lembrou o Massacre dos Povos.
A representatividade no ato foi considerada muito boa pela militante do MST Nivia Regina: “Estão presentes diversos partidos políticos, movimentos sindicais, estudantis e movimentos populares.” Nivia ressaltou ainda os diversos eixos do ato: “Além de lembrarmos o massacre de Eldorado dos Carajás e a luta pela Reforma Agrária, estamos lançando a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, e nos mobilizando contra as reformas no código florestal, que só vão ajudar a opressão do agronegócio sobre a agricultura familiar. Não podemos mais aceitar passivamente o título de bi-campeões mundiais em consumo de agrotóxicos.”
Ensaiando gritos de luta, os militantes ainda organizaram uma caminhada pelo Centro do Rio de Janeiro. A tragédia do Pará não poderia ser lembrada senão com respeito, emoção e grandeza.
2011-04-20 » alantygel
20 abril 2011 @ 2:24
[…] campanha também esteve presente no Ato pela Reforma Agrária e contra os Agrotóxicos no dia 14/04, em frente à ALERJ. Tag: agrotóxicos » saúde » […]