Começa o VII EIV do Rio de Janeiro
quinta-feira 10 fevereiro 2011 - Filed under Notícias do Rio
Iniciou-se neste dia 7/02, no Centro de Formação do Assentamento Vida Nova, o VII Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) em Áreas de Assentamentos e Acampamentos Rurais do Estado do Rio de Janeiro.
O EIV é uma experiência em que os/as participantes têm a possibilidade de conhecer e vivenciar a realidade da luta pela Reforma Agrária no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, problematizando a questão agrária brasileira e refletindo sobre o papel dos sujeitos envolvidos.
Esta edição EIV conta com um total de 42 estagiários/as de diversas universidades e cursos. A grande maioria é do estado do Rio de Janeiro, mas há participantes do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de 4 estudantes de agronomia da Argentina ligados a Federação dos Estudantes de Agronomia da Argentina – FEAA.
O VII EIV esta divido em 3 momentos:
A preparação: de 7 a 12/02 onde estão sendo trabalhados temas como Estado, América Latina, Organização do MST, Questão de Gênero, Questão Racial, Questão Agrária e Luta de Classes;
A vivência: de 13 a 23/02 onde os estudantes são recebidos pelas famílias nos assentamentos e acampamentos; e
A avaliação: de 24 a 27/02, onde será trabalhada a avaliação, o relato e a percepção das vivencias exercidas pelos estagiários.
O Estágio Interdisciplinar de Vivência é realizado pelo NEARA – Núcleo Estudantil de Apoio à Reforma Agrária, grupo formado por estudantes de diversas universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.
2011-02-10 » alantygel
10 fevereiro 2011 @ 11:36
Sou tutora de um grupo PET de Economia e tenho uma proposta de realização de um trabalho com o MST do Estado do Rio. Gostaria de receber uma indicação de como, com quem e onde poderia consversar sobre o que pretendo juntamente com mais dois professores (um deles de Economia Agrária da UFRRJ) Sou da Universidade Federal Fluminense e sou tutora de 12 alunos de graduação que estariam envolvidos no trabalho. Tenho idéia, mas gostaria de escutar o que vcs querem e o que acham da viabilidade da mesma.
Lérida