Golpe Letal: MPA denuncia próxima aprovação de Transgênicos resistentes ao 2,4-D
quinta-feira 26 abril 2012 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos
Fonte: Radio Mundo Real
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denunciou, nesta sexta-feira (20/04) durante fechamento do V Seminário de Formação Camponesa, em Anchieta –SC, o que considera um golpe letal para a saúde dos camponeses, trabalhadores urbanos e meio ambiente: a próxima aprovação para o cultivo de eventos transgênicos de soja e milho com resistência ao poderoso herbicida 2,4-D, também conhecido como “agente laranja”.
De acordo com o dirigente nacional do movimento, Frei Sério, citando informações de primeira-mão que chegou ao movimento por representantes da sociedade civil que acompanham o caso durante as votações, o Comite Técnico Nacional de Biossegurança (CNT-Bio) atrasou por dois meses a quase segura aprovação dos eventos para comercialização no Brasil.
Este herbicida conta com uma triste história em seu uso agrícola e também militar, ao ser utilizado como arma química durante a Guerra contra o Vietnã (1964-1975), causando sério problemas ao sistema reprodutor das populações afetadas.
A informação sobre sua aprovação vem sendo utilizada de maneira confidencial por parte dos integrantes da CTN-Bio, onde participam 27 integrantes de onze ministérios do governo brasileiro, da sociedade civil e organizações científicas.
Tudo indica que, apesar do tempo ter sido prorrogrado, os eventos serão finalmente liberados. Mesmo assim, está sendo anunciada uma forte campanha de denuncia para que o fato não fique impune. Outras organizações como Terra de Direitos também fizeram denúncia pública sobre o caso.
Frei Sérgio assinala que o fato representa um enorme risco para os camponesas e camponeses brasileiros. Segundo ele, os transgênicos com resistência ao herbicida genérico glifosato (conhecido comercialmente por Round Up, pela Monsanto) começou a gerar resistências em várias plantações, com o qual se busca incrementar a toxidade dos herbicidas no emprego de cultivos futuros.
O MPA resolveu denunciar publicamente essa situação em escala nacional e internacional para reforçar as campanhas contra os agrotóxicos e os transgênicos.
Para o MPA, esta aprovação segue a lógica da extensão e intensificação do uso dos agrotóxicos por parte do agronegócio, apesar do argumento das grandes empresas ser de diminuição do uso dos venenos
2012-04-26 » alantygel
26 abril 2012 @ 10:49
[…] Golpe Letal: MPA denuncia próxima aprovação de Transgênicos resistentes ao 2,4-D […]