Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Nakba – 63 anos de limpeza étnica na Palestina

quarta-feira 1 junho 2011 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

por Marcelo Durão, do MST

Completam-se, neste dia 15 de maio, 63 anos do início de uma das maiores tragédias humanitárias do século XX: a expulsão de centenas de milhares de cidadãos árabes da Palestina das suas cidades, vilas e aldeias, das suas casas e terras, da sua pátria milenar. Este êxodo em massa foi imposto pela guerra, e através de métodos de inimaginável crueldade, pelo Estado de Israel a partir da sua fundação unilateral em 14 de Maio de 1948, e ficou conhecido pelos povos árabes como Nakba, a Catástrofe.

E durante esta semana, o Comitê do Rio de Janeiro de Solidariedade a Luta do Povo Palestino recebeu o camarada Moheeb para uma agenda de debates e conversas sobre o processo histórico de luta do povo palestino.

Moheeb é militante da organização Abaa Alblad – Filhos da Terra e mestrando em Economia pela Universidade de Haifa. Participou de debates em São Paulo, Para e Rio Grande do Sul.

Com uma agenda que durará de 19 de maio até dia 6 de junho, Moheeb esta sendo recebido por Partidos, Sindicatos, Movimentos Sociais e Estudantis do Rio de Janeiro, promovendo debates e conversas em Universidades e municípios como Niterói, Nova Iguaçu e Friburgo. Visitou comunidades de favela, ocupações urbanas e acampamentos e assentamentos do MST.

Os principais temas que vem trabalhando dentro das atividades são o processo histórico de expulsão do povo árabe das regiões da palestina pelos sionistas; a importância de compreender que existem diversas organizações sociais de resistência e luta na palestina com posicionamentos diferenciados e iguais; a enorme influência do império EUA que repassa a Israel 2,5 bilhões de dólares em armamento todo ano e a fundo perdido; a questão da insurgência árabe atual.

O tema que mais foi trabalhado aqui no Rio de Janeiro foi da possibilidade da coexistência na região de dois povos (Judeus e Palestinos) em um só Estado.

Segundo Moheeb, “Economicamente e geograficamente o território onde os palestinos estão obrigados a viver hoje é impossível justificar a construção de um outro estado. Somente seria possível com muito aporte de recursos internacionais, causando dívidas e mais empobrecimento e exploração do povo. Ainda mais com um estado vizinho rico e com um potente armamento, inclusive nuclear.”

E completa: “Naquela região só se justifica um estado que respeite a diversidade religiosa, que não seja dominado por nenhuma religião nem mulçumana, nem católica e nem judia. Um estado que respeite a diversidade do povo e que receba de volta os refugiados palestinos sem nenhuma forma de perseguição. Este estado só é possível se for um estado socialista.”

Com este debate se percebe a dificuldade da existência de dois estados naquela região e do complexo debate que este tema nos coloca como Internacionalistas. É tarefa de todo revolucionário se colocar em solidariedade a luta e resistência do povo palestino.

VIVA A INTIFADA – BOICOTEM ISRAEL

Tagged: »

2011-06-01  »  alantygel

Talkback x 2

  1. | MST Rio
    1 junho 2011 @ 2:41

    […] Nakba – 63 anos de limpeza étnica na Palestina […]

  2. Oliveira
    1 junho 2011 @ 8:44

    1/6/2011

    ola compa

    Moheeb

    Belo trabalho e desempenho na divulgação da questão Palestina. temos que nos unir para denunciar as atrocidades dos israelenses. Não EXISTE “Estado” judeu. Aquela área pertence aos trabalahdore Palestinos. Há que se devolver todo o territorio invadido pelos imperialistas. Com apoio da ONU e demais paises. basta temos que lutar pela liberdade e pela devolução das terras aos seus verdadeiros donos.

    Saudações revolucionarias

    Oliveira – CCML

Share your thoughts

Re: Nakba – 63 anos de limpeza étnica na Palestina







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>