História da Feira da Reforma Agrária
domingo 27 junho 2010 - Filed under Notícias do Brasil
O município de Campos dos Goytacazes é localizado na região Norte do estado do Rio de Janeiro. Historicamente, é caracterizado como a principal região produtora de cana-de-açúcar do Estado e uma das principais do país. Atualmente, o município possui oito assentamentos conquistados pela organização dos trabalhadores Sem Terra, através do MST, dos quais metade são conseqüência do processo de falência das usinas sucroalcooleira.
A comercialização da produção dos assentamentos sempre foi um dos principais desafios. Uma das poucas opções que surgiam era a comercialização por atravessadores. “A venda direta ao consumidor surgia como alternativa mais segura. No final de 2004, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) contribuiu na organização de um grupo para fazer a comercialização” segundo Hermes Cipriano, assentado em Antônio de Farias.
A partir daí, iniciou-se a discussão e organização da construção de uma Feira da Reforma Agrária. Fizeram visitas à Feira da Agricultura Familiar de Muriaé-MG; além da feira da Reforma Agrária de São Mateus-ES. Em 29 de abril de 2005, era inaugurada a primeira Feira da Reforma Agrária do município de Campos dos Goytacazes.
Neste processo surgiu também a instalação de mais uma feira na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), dentro do campus da universidade, no inicio de 2006. Em abril de 2005, a feira encontra dificuldades de sustentação e tem suas atividades paralisadas. Um dos problemas apontados pelos assentados foi com a Prefeitura e a própria falta de investimentos e políticas públicas para a Reforma Agrária. Atualmente, o princípio da cooperação e da intercooperação, através da comercialização, tem tomado grande importância na região, principalmente pela constituição de assentamentos novos e a preocupação com a produção agroecológica.
A feira se coloca como mais uma conquista da luta dos trabalhadores, fruto da organização, mobilização e cooperação, como instrumento importante para diálogo com a sociedade e divulgação da Reforma Agrária.
2010-06-27 » MST-RJ
27 junho 2010 @ 22:09
[…] Clique aqui e conheça a história da Feira da Reforma Agrária no município. […]