Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Acampados constroem parque infantil em Macaé

sexta-feira 12 outubro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Elis Carvalho, do MST-RJ

Parque infantil em processo de construção

Com muita animação, festa e sorrisos de muitos Sem Terrinhas, foi inaugurado o primeiro parque infantil da região Norte do Estado do Rio de Janeiro, no acampamento Claudinha e Neinha do MST no dia 04 de agostode 2012. O parque infantil foi construído durante a escola de formação de militantes do MST, realizada no acampamento Claudinha e Neinha entre os dias 23/07 a 04/08 de 2012. Os educandos que participaram da escola tiveram dentre as diversas tarefas, a de articular e viabilizar aconstrução do parque infantil, que contou com a colaboração da comunidade e principalmente das crianças Sem Terrinha.

A proposta da construção de parque infantil nas áreas de acampamento, assentamento, escola, e no campo como um todo, é provocar um olhar para a infância nesses espaços. As crianças precisam ser vistas, cuidadas, educadas, amadas, mas principalmente ter o seu próprio espaço para criar, brincar, quebrar, construir, fazer de novo. A viabilização do parque infantil, só foi possível devido ao empenho e mobilização de todos e todas. As tarefas da construção foram divididas por equipes, enquanto uns preparavam o local, outros organizavam materiais (ferramentas, pneus, madeiras, tintas e pincéis). As crianças estavam presentes durante todo o processo, brincando e ajudando a sua maneira.

Brinquedos prontos do parque infantil

Depois de uma semana de trabalho coletivo, o parquinho infantil foi inaugurado com muita festa, mística e alegria. Neste dia todos e todas conheceram o nome que as crianças deram ao parquinho, que passou a se chamar Parque Infantil dos Sem Terrinha do MST. A construção de parques infantis no Estado, é uma meta do setor de educação do RJ. A proposta é construir parques infantis nas regiões onde o MST está organizado, garantindo um espaço pensado e planejado para e com as crianças. Permitindo assim que além de brincarem, elas sejam também responsáveis por zelar e cuidar do seu próprio espaço de uma forma simples, bonita e educativa.

 

2012-10-12  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Acampados constroem parque infantil em Macaé







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>